30/01/2023
Sindusfarma aprova plano estratégico, com meta de melhorar serviços, ampliar acesso e promover inovação

A Diretoria do Sindusfarma acaba de aprovar o planejamento estratégico da entidade para os próximos anos, a ser implementado entre 2023 e 2026, com foco na melhoria dos serviços oferecidos às empresas associadas e norteado pelo propósito maior de promover o acesso dos pacientes aos medicamentos e produtos farmacêuticos e a inovação no Complexo Industrial da Saúde.

O trabalho está sendo realizado com a orientação e o suporte metodológico da Fundação Dom Cabral (FDC). Suas premissas e conteúdo foram formulados ao longo de 2022 e validados pelos diretores do Sindusfarma.

A Visão de Futuro da entidade é: “Ser referência da cadeia produtiva farmacêutica, na geração e disseminação de conhecimento e na gestão de relacionamento com empresas, parceiros e atores estratégicos da saúde, com foco na ampliação do acesso.”

Nos próximos quatro anos, o Sindusfarma vai introduzir processos, criar programas e incorporar tecnologias, entre outras ações, com a meta de aprimorar o trabalho atual e desenvolver novos serviços para os associados, ganhar ainda mais relevância e ampliar sua interlocução com os diversos organismos do Poder Público e atores estratégicos da área da Saúde.

Fazem parte dessas iniciativas, projetos que contribuam para aumentar o mercado farmacêutico, promovam a convergência regulatória, busquem sinergias com outras instituições do setor de saúde e aprimorem o canal ativo de comunicação com os associados.

Cláusulas Pétreas

O plano estratégico do Sindusfarma estabeleceu formalmente os valores fundamentais que balizam, desde sempre, a atuação da entidade em todos os âmbitos. São as chamadas Cláusulas Pétreas, a saber:

• Defesa da liberdade de preços e livre concorrência
  • Defesa da redução da carga tributária para a indústria farmacêutica
  • Defesa de regras sanitárias alinhadas aos melhores padrões internacionais
  • Defesa da propriedade intelectual e da proteção de dados

O Sindusfarma também está formalmente comprometido com e cultiva os seguintes atributos: Integridade, Transparência, Conhecimento, Confiança, Equidade e Independência.

Cultura ESG

Promover as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), ampliar a atuação internacional da entidade, firmar novas parcerias e desenvolver talentos são outros importantes objetivos do planejamento estratégico do Sindusfarma até 2026.