Notícias 

Compartilhe:
23/03/2023
Diretriz de Equidade Racial é lançada oficialmente em evento no Sindusfarma

O Sindusfarma realizou o lançamento oficial da "Diretriz para o Avanço da Equidade Racial no Setor Farmacêutico" em evento online nesta quinta-feira (23). 

Participantes do lançamento (do alto, à esq.): Suellen, Patrícia, Camila, Mauro, Arnaldo, Mussolini, Altamira e Theo

Participaram do lançamento:

  • Altamira Simões, consultora de Diversidade do Sindusfarma
  • Theo Van Der Loo, CEO da NatuScience S.A.
  • Suellen Rodrigues, diretora Regional de Valor em Saúde LATAM da MSD
  • Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma
  • Arnaldo Pedace,  gerente de Relações Sindicais Trabalhistas do Sindusfarma
  • Patrícia Tertuliano, gerente Industrial e Produção da GSK
  • Mauro Raphael, consultor de Diversidade da RV Ímola
  • Camila Leitão, especialista em Licitações da Roche

"A luta antirracista é uma tarefa de toda a sociedade brasileira, sendo fundamental para gerarmos uma sociedade justa e com equidade. Nesse sentido, o lançamento da Diretriz de Equidade Racial promoverá uma reflexão em ambientes que não estão atualmente envolvidos nesse debate. Ele dá um passo à frente nas lutas contra a desigualdade e injustiça social", disse Altamira Simões.

"As empresas não são racistas; as pessoas que trabalham nas empresas é que são racistas. Então, o antiracismo começa com as pessoas nas empresas; elas têm que se engajar, ter um interesse genuíno em ouvir as pessoas negras, suas histórias, para depois refletir sobre elas. Foi o que aconteceu comigo", afirmou Theo Van Der Loo (veja a íntegra).

"O mundo está evoluindo e nós precisamos também ajudar nessa evolução. A diferença racial, o racismo estrutural que nós temos no nosso país, por mais que se negue, é um fato. E, por esse motivo, precisamos contribuir para reduzirmos essas diferenças. O lançamento da Diretriz de Equidade Racial é um passo extremamente importante para a nossa entidade e para a indústria farmacêutica, indústria essa que sempre teve a diversidade como um ponto muito presente", disse Nelson Mussolini.

"Este evento está em sintonia com o que o mercado tem trazido de responsabilidade socioeconômica para as empresas, para que estejamos mais envolvidos nas ações de equidade racial e, assim, avançarmos para uma país mais equânime, em que pessoas negras tenham mais oportunidades de emprego, de educação, de saúde, entre outras", disse Suellen Rodrigues.

"As primeiras discussões do Comitê Diversidade tiveram início em setembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19, quando reunimos algumas empresas que desenvolveram ações relacionadas ao tema para trocarmos experiências. Com o tempo, esse grupo foi crescendo e outros pilares foram acrescidos à discussão, como PCD, Gerações, Gênero, LGBTQIA+ e Equidade Racial. O lançamento da Diretriz é o resultado de dois anos de discussões. O documento demonstra que estamos contribuindo para a diversidade dentro do setor farmacêutico, além de mostrar que somos uma entidade que está apoiando a integração de todas as diversidades existentes", afirmou Arnaldo Pedace, gerente de Relações Sindicais Trabalhistas do Sindusfarma.

O documento foi redigido pelo Grupo de Trabalho de Diversidade do Sindusfarma, que atua desde 2021, e aprovado pela Diretoria da entidade em dezembro passado.

  • Clique aqui e leia a íntegra da "Diretriz de Equidade Racial" 

O Sindusfarma também apoia a realização de ações afirmativas nas empresas, “com o objetivo de fomentar práticas de estímulo à diversidade e à criação de ambientes corporativos cada vez mais inclusivos e equilibrados”.

Leia também: 

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024