Notícias 

Compartilhe:
06/10/2023
Tecnologias contra o câncer vencem o Prêmio Inovo

Startups que desenvolveram soluções inovadoras para o tratamento do câncer, RT Medical Systems e Vyro Biotherapeutics venceram o Prêmio Inovo 2023. A cerimônia de premiação marcou o encerramento da 2ª Cúpula Brasileira de Inovação em Saúde, em Brasília, na sexta-feira (6).

Rodrigo Rollemberg (centro), do MDIC, ladeado pelos vencedores do Prêmio: Carlos Eduardo (esq.), da RT Medical System; e Pedro Henrique Machado Rodrigues, da Vyro Biotherapeutics.

O Prêmio Inovo foi criado este ano por Sindusfarma, Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF) e Biominas Brasil para destacar e incentivar “projetos inovadores para a saúde humana”.

Os troféus foram entregues aos vencedores por Rodrigo Rollemberg, Secretário da Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
 
A RT Medical Systems foi premiada na categoria “Empresa Inovadora em Saúde” pela criação do software “RT Connect”, que aumenta a eficiência e a precisão de tratamentos de radioterapia, com base numa tecnologia avançada para a identificação dos órgãos em risco e dosagem correta de radiação aplicada em cada um deles. 

A Vyro Biotherapeutics foi premiada na categoria “Empresa Promissora em Saúde” pela criação de um vírus zika geneticamente modificado que mata células tumorais agressivas do sistema nervoso central em adultos e crianças, sem afetar os neurônios ou outras células saudáveis.

Imagem certeira

Sediada em Florianópolis, a RT Medical Systems informa que sua solução eleva a “radioterapia a um novo patamar guiada por imagem, garantindo que a radiação seja administrada exatamente onde é necessária, maximizando a eficácia e minimizando riscos à saúde”.

"Fico muito feliz de ter ganhado esse prêmio que mostra o quanto nosso trabalho árduo tem dado resultado. Isso demonstra que a ciência e a tecnologia brasileira têm muito a oferecer para o mundo. Agradeço ao meu sócio, Pedro Piedade, toda a equipe que nos ajudou nessa jornada, ao Sindusfarma, a Biominas e todos os organizadores desse lindo evento", falou Carlos Eduardo, da RT Medical System.

Tumor visível

Fundada em São Paulo por cientistas do Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco HUG-CELL do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), a Vyro Biotherapeutics informa que, além de matar as células cancerosas, o zika vírus modificado pelo método biotecnológico desenvolvido pela empresa causa uma infecção que torna as células cancerosas visíveis para o sistema imunológico, que não conseguiria identificá-las sem este processo.

"Gostaria de agradecer a esse prêmio de inovação, que é um reconhecimento do trabalho que nós, da Vyro Biotherapeutics, estamos fazendo no Brasil. Isso mostra que o caminho que estamos fazendo para fomentar a pesquisa e inovação na biotecnologia no Brasil está colhendo frutos. Por isso, gostaria muito de agradecer esse prêmio em reconhecimento ao nosso trabalho", disse Pedro Henrique Machado Rodrigues, da Vyro Biotherapeutics.

Leia também:

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024