No Sindusfarma, CMED defende ambiente que estimule a inovação
A criação de um ambiente favorável à inovação na indústria farmacêutica e a instauração na Anvisa de estratégicas de registro céleres e competitivas com outros países foram dois temas abordados pela nova secretária executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), Daniela Marreco, no encontro promovido pelo Sindusfarma na terça-feira (24), no Espaço Apesp, em São Paulo.
Daniela Marreco apresentou os planos da CMED em encontro com associados do Sindusfarma
“Necessitamos de um ambiente que estimule a inovação, pois os resultados virão – e em vários formatos. Na geração de empregos, na melhoria das universidades e das pesquisas clínicas, que também geram investimentos para o país”.
“Se pensarmos na Anvisa como a agência do acesso, que precisa promover o acesso, precisamos manter nossas estratégicas de registro céleres e de competividade com outros países. Competividade essa que trará não só acesso aos pacientes do nosso país, mas também a possibilidade que nossos produtos atinjam outros mercados”, afirmou Daniela.
Mediado pelo diretor de Mercado e Assuntos Jurídicos do Sindusfarma, Bruno Abreu, o encontro também contou com a participação do secretário executivo substituto da CMED, Fernando Rêgo.
Diálogo e colaboração
Daniela apresentou um diagnóstico da situação atual da CMED e as perspectivas futuras, com foco na atualização do marco normativo vigente no país. Para tal, ela destacou a importância do diálogo entre CMED e indústria farmacêutica, e da adoção de critérios e processos claros e céleres, a fim de promover a harmonização entre registro e a precificação de medicamentos.
“Assim poderemos ter critérios de precificação de acordo com a realidade das necessidades de saúde do país hoje. Também pedimos a colaboração do setor e das indústrias com relação a este processo de estruturação que estamos passando, principalmente em relação a capacitação, para termos novas normas atualizadas e que atendam às expectativas da sociedade”, afirmou.
O vice-presidente executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Eduardo Calderari, também participou do evento.
Fernando Rêgo (CMED), Bruno Abreu (Sindusfarma), Daniela Marreco (CMED) e Eduardo Calderari (Interfarma)