08/03/2024
Sindusfarma e LeaderShe apresentam novos dados e mostram avanços da presença feminina na cadeia produtiva farmacêutica
As mulheres ocupam um importante espaço na cadeia produtiva farmacêutica, mas ainda há espaço para avançar na importante missão de contribuir para a equidade de gênero no ambiente de trabalho. É o que mostra o levantamento realizado pela Central de Pesquisas do Sindusfarma, em 2023, a pedido do LeaderShe, grupo pioneiro que reúne lideranças femininas do setor.

A pesquisa realizada com 115 empresas de toda a cadeia farmacêutica, incluindo companhias de logística, de tecnologia e informação, de fornecimento de matérias-primas e consultorias jurídicas, mostra que, apesar de representarem uma parcela significativa da força de trabalho do setor, com 55% de colaboradoras mulheres, a presença delas em cargos de liderança ainda não reflete essa proporção. Atualmente, 32% das mulheres ocupam posições de alto cargos, como Presidência, Vice-Presidência e Diretoria. Em relação às mulheres contratadas e promovidas, o índice chega a 44%.

Ainda segundo a pesquisa, a liderança feminina na área de Recursos Humanos (RH) é bastante significativa – com 75% de mulheres, e é maioria em áreas chaves na indústria farmacêutica como as Unidades de Negócios (53%), Marketing (60%) e Área Médica (54%). Já as áreas de Vendas (34%), Financeira (33%), Operações (30%) e Tecnologia (21%) têm os menores índices de participação feminina atualmente no setor.

Ao incluir os fornecedores na amostragem, a proporção de empresas que possuem programas de contratação de novas funcionárias chega a 26%, contra 24% considerando apenas as indústrias farmacêuticas. Entretanto, os índices diminuem em temas como debates internos (de 61% para 59%), programas culturais para desenvolvimento e educação corporativa (de 51% para 47%) e programas de desenvolvimento de lideranças femininas (de 39% para 34%).

Os dados acima revelam um avanço significativo na representação feminina no setor produtivo de saúde comparado com outros setores. Neste contexto, Sindusfarma e LeaderShe estão empenhados em promover discussões para impulsionar esse progresso contínuo e sustentado, visando aumentar ainda mais a presença de mulheres em cargos de liderança.

Em 2024, a Central de Pesquisas do Sindusfarma promoverá a segunda edição da pesquisa, a fim de monitorar esses importantes dados e, consequentemente, subsidiar as empresas associadas no direcionamento de ações práticas em prol da equidade de gênero.

Movimento LeaderShe

Um grupo pioneiro de mulheres que lideram indústrias farmacêuticas do país lançou a iniciativa LeaderShe em 2023, com o propósito de inspirar e motivar outras mulheres a crescerem em suas carreiras, impactando positivamente suas jornadas e contribuindo para maior equidade de gênero no setor.

Estas lideranças femininas se uniram, em 2021, para desenvolverem esforços para aumentar o número de lideranças femininas em altos cargos das organizações do setor. A primeira delas consistia em um programa de mentoria que contava com essas líderes como mentoras – em sua grande maioria presidentes de indústrias farmacêuticas que atuam no Brasil. Desde então, a iniciativa cresceu e se estruturou, passando a se chamar LeaderShe e se tornar um braço do Sindusfarma, maior entidade representativa do setor no país.

Cartilha em prol da equidade de gênero

O Sindusfarma também celebra o Dia Internacional das Mulheres com o lançamento da cartilha “Diversidade & Inclusão - Mulheres na Indústria Farmacêutica”.

Elaborado pelo Comitê Podemos+ Sindusfarma, o conteúdo reúne informações relevantes para incentivar as empresas, independentemente do seu porte, na implementação de ações práticas para a equidade de gênero nas suas estratégias e operações.

O material ainda esmiuça a luta das mulheres pelos direitos civis, os desafios da igualdade de cargos e salários no ambiente de trabalho, bem como a importante pauta sobre a “carga mental” imposta pelas mais diversas atividades em que as mulheres estão envolvidas no dia a dia.