08/03/2024
Mulheres na indústria farmacêutica: Sindusfarma lança cartilha sobre Diversidade e Equidade

A cartilha “Mulheres na Indústria Farmacêutica – Cartilha de Diversidade e Inovação em Todas as Frentes” foi lançada pelo Sindusfarma nesta sexta-feira (8/3), data em que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres.

Elaborada pelo Comitê Podemos+ Sindusfarma, a cartilha tem o objetivo de disseminar informações relevantes e incentivar as empresas, independentemente do seu porte, na implementação de ações práticas para a equidade de gênero nas suas estratégias e operações. O material ainda esmiuça a luta das mulheres pelos direitos civis, os desafios da igualdade de cargos e salários no ambiente de trabalho, bem como a importante pauta sobre a “carga mental” imposta pelas mais diversas atividades em que as mulheres estão envolvidas no dia a dia.

Diversidade e resultados

O encontro on-line que marcou oficialmente o lançamento da publicação contou com a palestra de Amanda Spina, presidente da Johnson & Johnson Innovative Medicine; e a moderação de Silvia Sfeir, diretora de Negócios Institucionais & Acesso do Mercado da Divisão Farmacêutica da Bayer.
Participaram do encontro Amanda Spina (esq.), presidente da J&J, e Silvia Sfeir, diretora da Bayer
Na visão de Amanda Spina, empresas que são proativas na promoção da diversidade e da igualdade de gênero na liderança são mais ágeis, inovadoras e trazem maiores resultados. “É essencial proporcionar um ambiente inclusivo de fato, com perspectivas e pontos de vista diferentes, a fim de termos melhores decisões e ambientes com mais inovação e colaboração. Ouvir a voz dos colaboradores é muito importante e faz uma diferença absurda em todos os resultados das empresas”.

“Não devemos ‘apenas’ falar do tema, mas garantir também a intencionalidade em todas as ações da empresa, com equidade e as mesmas chances para mulheres e homens, em qualquer tipo de posição”, afirmou.

Uma das fundadoras do LeaderShe, grupo pioneiro de mulheres que lideram indústrias farmacêuticas do país lançado em 2023, criado com o apoio do Sindusfarma, a presidente da J&J destacou o importante espaço ocupado pelo público feminino na cadeia produtiva farmacêutica, principalmente em comparação a outros setores.

Amanda Spina citou alguns dados da pesquisa sobre a participação da liderança feminina na cadeia produtiva farmacêutica, realizada pela Central de Pesquisas Sindusfarma em colaboração com o LeaderShe.

A executiva elogiou o trabalho desenvolvido pelo Sindusfarma na disseminação do tema, exemplificado com o lançamento desta publicação. “Olhem a cartilha, pois ela nos convida a ocuparmos um papel de protagonista”.

Silvia Sfeir também destacou o trabalho desenvolvido pelo Sindusfarma no debate do tema no âmbito do Comitê Podemos+, que resultou na elaboração da cartilha sobre diversidade e inclusão no setor. “É um dia significativo, pois marca o lançamento deste importante recurso para as mais de 570 empresas associadas à entidade. Trata-se de uma jornada que nós devemos fazer acontecer nos ambientes de trabalho e social”, disse.