22/03/2024
Empresas associadas ao Sindusfarma aprovam rateio de despesas do Sistema Logmed

Em assembleia realizada na quinta-feira (21/03/24), as empresas associadas ao Sindusfarma aprovaram por unanimidade o rateio de despesas do Sistema Logmed, de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso e suas Embalagens.

Como se sabe, o Sindusfarma já vem exercendo o papel de entidade gestora (EG) do Sistema Logmed, que envolve a indústria, o varejo e a distribuição, desde o início da fase do 2 de implementação da logística reversa de medicamentos, como se constata nos relatórios anuais de performance apresentados ao Ministério do Meio Ambiente e aos Estados.

O Sindusfarma continuará sendo a EG do Sistema Logmed pelos próximos dois anos, para futura reavaliação.

Também responsável pela gestão financeira do Sistema Logmed, o Sindusfarma havia assumido o compromisso de arcar com todas as despesas, sem cobrança de rateio extra, até o limite de R$ 200 mil de custo operacional mensal. Em 2023, a entidade gastou R$ 2,7 milhões de seu orçamento com o custeio da logística reversa de medicamentos.

Em 2024, por causa do expressivo aumento de resíduos recolhidos pelo Sistema Logmed, o custeio mensal será de cerca de R$ 350 mil, fato que levou a Diretoria da entidade a aprovar a criação do rateio, aprovado por unanimidade na assembleia do Sindusfarma.

O valor do rateio de cada empresa será calculado com base no market share de unidades vendidas no varejo, base dezembro do ano anterior, de acordo com os dados da consultoria IQVIA.

O rateio será pago pelas 100 maiores empresas listadas em unidades vendidas no varejo, que respondem por 95% do market share. Empresas que estão fora desse ranking não serão cobradas porque o valor da contribuição (R$ 200) não compensa os custos administrativos e financeiros de emissão de boletos. A listagem por market share será atualizada anualmente.