08/04/2024
Anvisa apresenta revisão de procedimentos de inspeção farmacêutica, em evento apoiado pelo Sindusfarma

O texto revisado do Procedimento Operacional Padrão POP-O-SNVS-014, sobre “Categorização de Não Conformidades e classificação de estabelecimentos quanto ao cumprimento das boas práticas”, que entrará em vigor em maio próximo, foi apresentado pelo gerente de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos da Anvisa (Gimed/Anvisa), Ihatanderson Alves da Silva, um dos revisores do texto, em encontro presencial promovido pela Anvisa e o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP), na quarta-feira (3), Auditório Luiz Mussolino, em São Paulo.

Ihatanderson, da Anvisa, apresentou a nova versão do POP-O-SNVS-014

O evento contou com o apoio do Sindusfarma e da Interfarma.

O principal objetivo do POP-O-SNVS-014 é o de padronizar a descrição das Não Conformidades (NCs, deficiências) nos relatórios de inspeção de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos, de acordo com os guias do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S, na sigla em inglês), para promover a convergência regulatória internacional, e facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações sobre NCs entre os entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), agências reguladoras e empresas.

“Em linhas gerais, o procedimento visa padronizar as ações de inspeção, orientando inspetores e dando previsibilidade às empresas fabricantes de medicamentos e insumos farmacêuticos”, disse a gerente Técnico-Regulatória e Inovação do Sindusfarma, Liliane Saadi.