20/06/2024
Sindusfarma explica Sistema Logmed no GRU Airport

Como parte da celebração da “Semana do Meio Ambiente” promovida pelo GRU Airport, o Sindusfarma realizou uma palestra acerca do Sistema Logmed e da importância do descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso nas farmácias para os profissionais da empresa.

Coordenador de Qualidade e Meio Ambiente do Sindusfarma, Diego Paludetti, apresentou o Sistema Logmed no GRU Airport

O coordenador de Qualidade e Meio Ambiente do Sindusfarma, Diego Paludetti, apresentou o histórico do Sistema de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares Vencidos ou em Desuso e suas Embalagens (Logmed), que já beneficiou mais de 135 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Desde o início de sua implementação, em 2021, a iniciativa recolheu mais 1000 toneladas de resíduos em 650 municípios, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, com 6.800 pontos de coleta instalados em farmácias distribuídas pelo país.

“Foi uma ótima oportunidade de o Sindusfarma apresentar aos funcionários de uma empresa associada, o GRU Airport, os esforços do setor farmacêutico nas boas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) e mostrar que, tão importante quanto o aspecto ambiental, o LogMed possui um caráter educativo para a sociedade no que tange à redução da sobra de medicamentos, o que proporciona maior segurança e bem-estar da população, além do menor descarte de resíduos”, disse Diego.

Gerido pelo Sindusfarma, o Sistema LogMed envolve 16 entidades do setor farmacêutico (varejo, distribuição e indústria: Abafarma, ABCFarma, Abifisa, Abradilan, Abrafarma, Acessa, Alanac, Grupo Farma Brasil, Febrafar, Interfarma, PróGenéricos, Sincofarma, Sindicis, Sindifargo, Sindusfarma e Sinfar-RJ.