JORNADA DO PACIENTE: como resignificar as etapas ao longo da jornada
22/06/2021
Associado
R$ 525,00
Não-associado
R$ 1.050,00
Virtual
Carga Horária
3 horas e 30 minutos
Para se inscrever neste evento é necessário autenticar-se.

Objetivos

O termo “Experiência do Paciente” tem sido utilizado para se referir ao conjunto de fatores que influenciam a percepção dos pacientes com relação aos cuidados que recebem, ao longo de sua Jornada junto aos profissionais e Instituições de Saúde.

Com o advento do HCAHPS (questionário nacional norte-americano de hospitais) e a publicação do case de sucesso da Cleveland Clinic (EUA) na Harvard Business Review, o tema ganhou destaque nos últimos 10 anos e as Instituições de Saúde ao redor do mundo vem se estruturando e desenvolvendo estratégias de gestão com foco na melhoria da Experiência dos Pacientes, que contemplam:

• entender as expectativas dos pacientes e familiares com as Instituições e os profissionais,
  • utilizar ferramentas (canais de comunicação) que permitam monitorar a percepção dos pacientes sobre os cuidados prestados,
  • identificar as oportunidades de melhoria e
  • desenhar as soluções e os projetos de melhoria incluindo a percepção do paciente e/ou seu familiar, utilizando-se das metodologias de co-criação (co-design models).

Pesquisas recentes revelam que quanto melhor o indicador de performance relativo à Experiência do Paciente, melhor é a qualidade e segurança da assistência, sendo, portanto, alicerce de boas práticas.

Como parte do amadurecimento cultural das Instituições de Saúde, o conceito abrange aspectos de Qualidade, Segurança, Eficiência, Desfecho Clínico e Prestação de Serviços, suportados pela cultura de Cuidado Centrado no Paciente (ou Cuidado Centrado na Pessoa, termo mais recentemente utilizado).

Neste contexto, conhecer a biografia da pessoa por traz da condição de adoecimento, identificar todas as suas necessidades (físicas, emocionais, sociais, culturais e espirituais) e considerar as suas preferências são aspectos fundamentais do cuidado. A crescente disponibilidade de informações e a postura proativa dos pacientes e de seus familiares reforçam o compromisso com a educação e o engajamento dos pacientes, para que estes participem ativamente das decisões do seu tratamento e façam a gestão do seu próprio cuidado.

Neste dia trabalharemos conceitos, comportamento e a construção da Jornada do Paciente como fator estratégico do planejamento de marketing digital conectando os “achados” e insights no desenho de produtos e soluções.

Públicos-alvo

Curso para profissionais das áreas de Marketing, Comercial, Comunicação, Estratégia, Digital, líderes ou que operacionalizam as estratégias de marca ou produto e que buscam inovar em suas estratégias de posicionamento, explorando a criatividade e o pensamento analítico explorando a multicanalidade.

Adicionar lembretes