Seminário sobre Alimentos Probióticos
Plataforma Microsoft Teams
Inscrições encerradas.

Objetivos

Após 3 anos da publicação da RDC 241/2018 e do Guia para Instrução Processual para Petição de Avaliação de Probióticos, tanto setor industrial quanto a autoridade amadureceram em relação às questões envolvidas na comprovação de segurança e, especialmente, eficácia dos probióticos. As empresas observam um maior rigor em relação às exigências sobretudo no que se refere ao nível de evidência científica sobre efeito benéfico a ser comprovado, o que se encontra refletido na nova versão do referido Guia publicada em junho de 2021.

Nesse seminário vamos abordar os tópicos que merecem maior atenção na definição dos projetos de probióticos considerando o atual cenário das análises dos processos.

Fornecer aos participantes uma visão geral sobre aquilo que não pode ser negligenciado na condução de projetos de inovação com probióticos.

Público - Alvo

Profissionais que atuam nas áreas regulatória, de desenvolvimento tecnológico, qualidade e de produção de suplementos probióticos, que atuam nas indústrias farmacêuticas e de alimentos.

Rosana Mastellaro

• Check-list de Registro de suplemento probiótico
  • A cepa probiótica está bem caracterizada?
  • A documentação mínima e obrigatória para comprovação de segurança está completa?
  • Há evidência científica suficiente e específica para comprovar o benefício do probiótico?
  • Como traduzir o benefício do probiótico em um claim de rotulagem?

Daniela Tomei

Palestrantes

Daniela Tomei - Graduada em farmácia - bioquímica pela USP, com especialização em Ciência dos Alimentos. Pós-graduada em docência para Ensino em Saúde. Diretora da Meta Regulatória, empresa de consultoria voltada para assuntos regulatórios de alimentos e suplementos alimentares. Atua como profissional de assuntos regulatórios há mais de 25 anos, com sólida experiência em regulamentos, trâmites e processos regulatórios da ANVISA e Ministério da Agricultura.

Apoiadores

Isabely Oliveira

Inscrições somente online: sindusfarma.org.br

Aviso/Advertência

Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.

O Sindusfarma não se responsabiliza pelos assuntos tratados e por decisões tomadas em reuniões nas quais seus colaboradores, empregados ou prestadores de serviço delas não participem.

Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:

• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços;
    margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas
    de descontos, custos, clientes.
  • Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
  • Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.

Adicionar lembretes