Workshop: Aplicação prática do gerenciamento do Ciclo de Vida do produto
Carga Horária
3 horas
Informação importante
O link para ingressar na aula será enviado um dia antes da data do curso
Inscrições encerradas.

Objetivos

A expectativa regulatória de adoção dos princípios do gerenciamento de Ciclo de Vida foi consolidada no Brasil com a publicação do novo marco regulatório de Boas Práticas de Fabricação, estabelecido através da IN 47/2019. De acordo com o conceito, o ciclo de vida é aplicado a todas as fases da vida útil de um produto, equipamento ou instalação, desde o desenvolvimento inicial ou até a descontinuação do uso.

Este workshop tem o objetivo de contribuir para harmonização e entendimento das ações do ciclo de vida de produtos na prática dentro da Indústria Farmacêutica, bem como seus impactos e ações para composição dos Dossiês de registro e de pós registro neste novo formato.

Público - Alvo

Gerentes, Coordenadores, Supervisores, analistas e demais profissionais das áreas de Assuntos Regulatórios, Pesquisa e Desenvolvimento, Garantia da Qualidade, Controle de Qualidade, Validação, Técnico-Científico e demais áreas que possuem interface com o tema.

Hora

Palestrante

09:00 – 09:05

Abertura

Rosana Mastellaro

Sindusfarma

09:05 – 09:45

Contexto Histórico, Indústria 4.0 e Bases ICH que culminaram no guia ICH Q12

Rafael Costa e Pollyana Segantine

09:45 – 10:25

O P&D antes e depois da RDC 301/19

Rafael Costa

10:25 – 10:35

Intervalo

NA

10:35 – 10:50

Ciclo de Vida na prática dentro do Laboratório de P&D

Rafael Costa

10:50 – 11:30

Impacto Regulatório nos Dossiês para novos protocolos pós RDC 301/19 e sua interface com a RDC 200/17

Pollyana Segantine

11:30 – 12:00

Dúvidas e Perguntas

Rafael Costa e Pollyana Segantine

Palestrantes

Pollyana Raquel F. R. Segantine

Farmacêutica, com atuação na área de Assuntos Regulatórios: registro e pós-registro de medicamentos, há mais de 15 anos. Atualmente é gerente do departamento de Assuntos Regulatórios do Laboratório Teuto Brasileiro.

Rafael Fernandes Costa

Farmacêutico Industrial com 14 anos de atuação na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos. Atualmente Gerente de P&D do Laboratório Teuto Brasileiro.

Organização

Isabely Oliveira

Inscrições somente online: sindusfarma.org.br

Aviso/Advertência

Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.

O Sindusfarma não se responsabiliza pelos assuntos tratados e por decisões tomadas em reuniões nas quais seus colaboradores, empregados ou prestadores de serviço delas não participem.

Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:

• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços;
    margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas
    de descontos, custos, clientes.
  • Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
  • Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.

Adicionar lembretes