Workshop: Introdução ao registro de medicamentos com base na literatura científica
Dias
09/11/2021 das 19:00 às 21:00
11/11/2021 das 19:00 às 21:00
Associado - Presencial
R$ 340,00
Não-associado - Presencial
R$ 680,00
Curso Online – Plataforma Zoom
Inscrições encerradas.

Objetivos

Apresentar fundamentos sobre uso da literatura científica como base para o registro de medicamentos e esclarecer os princípios científicos utilizados nos estudos epidemiológicos.

Neste evento serão apresentados os principais desenhos de estudos epidemiológicos e as necessidades, usos, vantagens, limitações e vieses.

Além disso, teremos a oportunidade de classificar a qualidade da evidência científica e seus níveis para apoiar o uso da literatura científica no registro de medicamentos.

Público - Alvo

Profissionais da saúde com atuação em indústria farmacêutica, alimentícia e de produtos para saúde, incluindo os da área regulatória, farmacovigilância, pesquisa clínica e informações em saúde.

Programação – Dia 09/11/2021

Hora

Palestrante

19:00-19:10

Abertura

Rosana Mastellaro

19:10-19:30

Tendências sobre uso da literatura científica como fundamento do registro de medicamentos.

19:30-20:00

Princípios científicos utilizados nos estudos científicos epidemiológicos.

20:00-20:50

Principais desenhos de estudos epidemiológicos: necessidade, usos, vantagens e limitações. O Ensaio Clínico Randomizado (ECR).

20:50-21:00

Perguntas e encerramento

Carlos Vidotti e Rosana Mastellaro

Programação – Dia 11/11/2021

Hora

Palestrante

19:00-19:10

Abertura

Rosana Mastellaro

19:10-19:30

Principais desenhos de estudos epidemiológicos: necessidade, usos, vantagens e limitações. Estudo de coorte e estudo de caso controle.

19:30-20:00

Visão geral da revisão sistemática (RS) e da Metanálise.

20:00-20:50

Classificar qualidade da evidência científica e seus níveis para apoiar o uso da literatura científica no registro de medicamentos.

20:50-21:00

Perguntas e encerramento

Carlos Vidotti e Rosana Mastellaro

Palestrantes

Carlos C. F. Vidotti: Graduação em Farmácia (1990) pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Farmacologia (1999) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciências da Saúde (2007) pela Universidade de Brasília (UnB). Cursos de extensão em farmacoepidemiologia intermediária e avançada, Universidade de McGill - Montreal/Canadá (2006). Servidor do Ministério da Saúde, desde 03/08/2015, na carreira de Tecnologista - Gestão de Políticas Públicas em Saúde.

Organização

Isabely Oliveira

Inscrições somente online: sindusfarma.org.br

Aviso/Advertência

Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.

O Sindusfarma não se responsabiliza pelos assuntos tratados e por decisões tomadas em reuniões nas quais seus colaboradores, empregados ou prestadores de serviço delas não participem.

Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:

• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços;
    margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas
    de descontos, custos, clientes.
  • Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
  • Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.