Workshop: Condutas discriminatórias no ambiente de trabalho
Data de Início
28/10/2021 às 09:00
Data de Término
28/10/2021 às 12:00
Associado
Não-associado
Workshop Online - Plataforma Zoom
Informação Importante
O link de acesso ao curso será enviado um dia antes
Inscrições encerradas.

Objetivos

Este workshop tem por objetivo falarmos sobre um assunto muito importante e de extrema urgência para a sociedade. Tomando por base recentes decisões judiciais sobre condutas discriminatórias no ambiente de trabalho, a sócia da área Trabalhista do escritório Rayes e Fagundes, Paula Corina Santone, conduzirá um debate com diversos executivos de empresas, dos mais diversos setores, para refletir a responsabilidade social dos empregadores e da sociedade em geral para a inclusão de diversidade nos ambientes de trabalho.

Público - Alvo

Áreas Jurídico, RH, Operações, Diretoria, Gerência Geral.

Gênero

· Robusto e extenso alicerce legislativo sobre o tema que disciplina a proteção das empregadas contra a discriminação tanto na esfera constitucional, como em tratados e convenções internacionais às quais o Brasil aderiu e até no próprio Código Penal Brasileiro.

· Prevalência de fatores históricos e culturais enraizados na sociedade ainda patriarcal que propiciam a perpetuação da discriminação contra a mulher e da crença de que há trabalhos de homens que as mulheres não conseguem ou não podem fazer.

PAULA SANTONE MEDIADORA

ANNA KARINA

LGBTQIA+

· Orientação sexual como direito personalíssimo, irrenunciável e intransmissível, que diz respeito apenas e tão somente ao seu detentor, integrando a esfera da sua intimidade e privacidade.

· Princípio da igualdade assegurado pela Constituição Federal que proíbe qualquer espécie de discriminação, inclusive a operada contra homossexuais no ambiente de trabalho.

· Intervenção e atuação do poder Judiciário como forma de coibir atitudes e heterossexistas e homofóbicas e garantir a observância à dignidade da pessoa humana, aos direitos da personalidade, ao direito da saúde, ao valor social do trabalho e à cidadania.

PAULA SANTONE  MEDIADORA

THIAGO VERAS
convidado

THAÍSA SCARANI

RAÇA

· Liberdade de expressão assegurada pela Constituição Federal, mas não de forma absoluta, não resguardando manifestações do pensamento discriminatórias e racistas que ultrapassam o limite razoável de mera opinião de natureza política, injuriosas e incompatíveis com o padrão de civilidade exigível no ambiente de trabalho.

· Configuração de atentado à ordem jurídica, ao dever de urbanidade no convívio social e à fidúcia depositada pelo empregador em situações em que há manifestação de pensamento que deprecia e desqualifica a pessoa em razão de fatores com a cor e a etnia

PAULA SANTONE
mediadora

MICHELLI SILVA

LARYANA  SILVA

PCD

· Legislação estabelece que empresas com cem ou mais empregados preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. A reserva de vagas depende do número total de empregados que a empresa tem.

· O texto legal busca minimizar a discriminação, alertar sobre a importância da inclusão e garantir o pleno exercício da cidadania.

· Obstáculos enfrentados pelas empresas dos mais diversos segmentos, medidas e ações que vem sendo adotadas para cumprimento da cota e inclusão das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.

PAULA SANTONE
mediadora

AILTRO DARUGNA
convidado

ANA VALÉRIA VASSOLER convidada

STEPHANIE STOLFO  convidada

Palestrantes

PAULA CORINA SANTONE: Formada em Direito pela PUC/SP, com especialização em Direito do Trabalho pela PUC/SP e mestre em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade de Coimbra em Portugal. É sócia da área Trabalhista do escritório Rayes & Fagundes Advogados Associados

ANNA KARINA C. LOUZÃO DE SÁ: Diretora Jurídica da Medtronic

THIAGO QUARESMA VERAS: Sócio-diretor de Recursos Humanos na Empiricus.

THAÍSA ESTELA SCARANI: Coordenadora de Jurídico e Compliance na Leão Alimentos e Bebidas.

MICHELLI BARRETO DIAS SILVA: Coordenadora de Recursos Humanos no Ecoporto Santos.

LARYANA DE SOUZA SILVA: Advogada na Leão Alimentos e Bebidas.

AILTRO DARUGNA: Diretor na Multilog S/A.

ANA VALÉRIA DO LAGO VASSOLER: Gerente Jurídico Trabalhista na IBM

STEPHANIE STOLFO: Lider de Diversidade e Inclusão na IBM

Isabely Oliveira

Inscrições somente online: sindusfarma.org.br

Aviso/Advertência

Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.

O Sindusfarma não se responsabiliza pelos assuntos tratados e por decisões tomadas em reuniões nas quais seus colaboradores, empregados ou prestadores de serviço delas não participem.

Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:

• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços;
    margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas
    de descontos, custos, clientes.
  • Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
  • Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.

Adicionar lembretes