Workshop: Gerenciamento de Controle de Mudança
28/09/2022 às 17:00
Associado - Online
Não-associado - Online
O link para ingressar em sala será enviado um dia antes da data de inicio.
As inscrições se encerram na véspera da realização do evento, às 17h.
Para se inscrever neste evento é necessário autenticar-se.

• Transmitir os conceitos de Change Management e Controle de Mudanças;
  • Explorar as principais bases normativas (Anvisa, PIC/S, ICH, EMEA, etc.);
  • Transferir conhecimentos teóricos e práticos de como implementar um processo sustentável de Controle de Mudanças, incluindo o Comitê de Change Control;
  • Gerenciamento de Risco no Controle de Mudanças;
  • Identificar o nível de maturidade das empresas em relação à cultura de Controle de Mudanças;
  • Análise de POP e formulários reais empregados para o Controle de Mudanças;
  • Estudo de Caso Dirigido analisando exemplo reais de CM e a utilização da documentação do processo;
  • Exemplificar os principais pontos a serem observados durante a auditoria do processo de Controle de Mudanças.

Público - Alvo

Este evento é direcionado a profissionais das ciências da vida e de áreas de suporte que necessitam conhecer ou atualizar os conceitos e as práticas relacionadas ao Controle de Mudanças, frente as novas legislações e o gerenciamento de risco, tais como, Garantia da Qualidade, Controle de Qualidade, Validação, Pesquisa e Desenvolvimento, Assuntos Regulatórios, entre outras.

09:00 – 09:05

Rosana Mastellaro

SINDUSFARMA

09:05 – 10:25

· Bases Normativas

· Change Management

· Controle de Mudanças & Change Management

· Sistema de Qualidade Farmacêutico e o CM

10:25 – 10:40

Intervalo

10:40 – 12:00

· Conceitos & Teoria

· Origem, Categorização e Tipos de Mudanças

· Gerenciamento de Risco & CM

· Softwares de CM

· Fluxograma

12:00 – 13:30

Almoço

13:30 – 14:15

· Principais apontamos realizados durante as inspeções relacionados ao sistema de Controle de Mudança

Ihatanderson Silva

ANVISA

14:15 – 15:00

· Etapas do CM

· POP de CM

· Formulários do CM

15:00 – 15:15

Intervalo

15:15 – 17:00

· Exercício Prático (estudo de caso dirigido)

· Auditando o processo de CM

· Perguntas e Resposta

Ricardo Miranda

Farmacêutico Bioquímico, formado pela Universidade de São Paulo, Pós-graduação CEAG- Fundação Getúlio Vargas; MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Projetos e formação Black Belt pelo Instituto Vanzolini - USP. Atuou em várias áreas técnicas da indústria farmacêutica (qualidade, desenvolvimento, produção, engenharia, excelência operacional, logística e supply). Presidente do ISPE Brasil. Consultor Sênior na RM Consulting. Docente de pós-graduação no instituto Racine. Consultor técnico e de qualidade do Grupo Polar.

Isabely Oliveira

Inscrições somente online: sindusfarma.org.br

Aviso/Advertência

Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.

O Sindusfarma não se responsabiliza pelos assuntos tratados e por decisões tomadas em reuniões nas quais seus colaboradores, empregados ou prestadores de serviço delas não participem.

Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:

• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços;
    margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas
    de descontos, custos, clientes.
  • Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
  • Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.