Programação

Compartilhe:
A Lei 14.457/22 e a ofensa de Injúria Racial no Trabalho
Data de Início
03/07/2023 às 10:00
Data de Término
03/07/2023 às 11:30
Associado - Online
Gratuito
Não-associado - Online
R$ 100,00
Local
Plataforma Zoom
Informação
O link para ingressar em sala será enviado 1 dia antes do curso.
Carga Horária
2 horas
Inscrições encerradas.

Objetivos

No dia 03/07/23 celebraremos o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial que é uma das principais ofensas existentes, inclusive no ambiente de trabalho, envolvendo a prática injusta e prejudicial de tratar os indivíduos de forma desigual com base em sua raça, cor, etnia ou procedência nacional.

A Lei 14.457/22, reforçada pela nova norma sobre injúria racial, visa prevenir e combater essa prática no trabalho, muitas vezes tratada como simples “brincadeira” (Racismo Recreativo).

Nesta palestra destacaremos a importância: i) dos empregadores estarem cientes destas normativas e promoverem um ambiente de trabalho inclusivo e livre de discriminação racial; ii) dos colaboradores que se sentirem discriminados conhecerem seus direitos e o posicionamento do nosso Judiciário; iii) da nova CIPA conhecer as formas de como inserir esse assunto em suas práticas; e, iv) do canal de denúncias saber como conduzir essas questões, visando a criação de um ambiente sadio e livre de discriminação.

Público - Alvo

Evento destinado à liderança em geral e analistas administrativos, operacionais e comerciais, secretárias, assistentes, recepcionistas, atendentes, vendedores, propagandistas, profissionais ligados às áreas de Recursos Humanos, Relações Trabalhistas, Jurídico, Compliance e demais interessados por este assunto sempre atual.

Programação

Hora

Tema

 Palestrante

10:00 – 10:30

• A lei 14.457/22 e a prevenção de ofensas no trabalho

10:30 - 11:00

• A Lei 14.532/23 e a Injúria Racial presencial e virtual

• O Racismo Recreativo e o Assédio Moral

• Casos reais de Discriminação Racial no Trabalho

Marcelo Pinto

11:00 - 11:30

• A importância da Liderança na prevenção desta questão

• O papel da CIPA na conscientização contra a discriminação

• A posição do Judiciário Trabalhista e muito mais!

Palestrante

  • MARCELO PINTO

Graduado em Direito e Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie. Advogado, Negociador Sindical, Consultor em Recursos Humanos, Mediador de Conflitos Empresariais Trabalhistas Privados e Judiciais, certificado pela ESA (Escola Superior de Advocacia) e membro do CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem). Desenvolveu sua carreira na gestão jurídica, compliance e de RH em empresas multinacionais e nacionais do ramo farmacêutico e metalúrgico, por mais de 35 anos, tendo integrado a comissão de negociação do Sindusfarma. Atualmente está à frente da MP Assessoria Trabalhista e Sindical. Diretor Presidente da ABRARISO e autor do livro “Método S.M.I.L.E. para Gestão do Humor nas Empresas”.

Certificação

Ao término do curso os participantes presentes receberão certificado de presença. 

Dúvidas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Acesse: sindusfarma.org.br/programa-educacional/dúvidas-frequentes

Formas de Pagamento

À vista
Boleto Bancário e Cartão de crédito 

Organização

 

 

 

 

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024