Programação

Compartilhe:
Gestão de Marketing para o Mercado Institucional: impulsionando o sucesso do seu produto
Dias
15/09/2023 das 14:00 às 18:00
22/09/2023 das 14:00 às 18:00
29/09/2023 das 14:00 às 18:00
06/10/2023 das 14:00 às 18:00
20/10/2023 das 14:00 às 18:00
Associado - Online
R$ 960,00
Não-associado - Online
R$ 1.920,00
Local
Plataforma Zoom
Informação
O link para ingressar em sala será enviado 1 dia antes do curso.
Carga Horária
20 horas
Inscrição
As inscrições encerram-se as vésperas do evento, 17h.
Não há mais vagas disponíveis para este evento.

Sobre o curso

Compreender a importância do acesso no contexto do mercado institucional e as estratégias necessárias para obter o engajamento dos pagadores e estabelecer uma maior integração entre as equipes de marketing e acesso.

Reconhecendo que o acesso pode ser o elemento determinante para o sucesso ou fracasso de um produto nesse ambiente complexo e dinâmico, é fundamental planejar com antecedência estratégias eficazes que garantam o engajamento das fontes pagadoras.

Para quem se destina

  • Gerentes de produtos e profissionais de marketing envolvidos com produtos do mercado institucional;
  • Profissionais de marketing que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre a importância da área de acesso no desenho de suas estratégias.

 

Programação

15 de setembro de 2023

Módulo 1 – Conceitos Marketing Non-Retail

Hora

Tema

Palestrante

14h00 – 16h00

· Non-Retail vs. Retail Products

· Produtos de Alto Custo

 

Cesar Rodrigues

 

Módulo 2 – Gestão de Dados Mercado Institucional

Hora

Tema

Palestrante

16h00 – 18h00

· Patient Journey/Flow

· Data Sources

· DataSUS

· Outras Fontes de Dados

· Data Science

· Estratégia de saúde digital – Governo federal

Renato Picoli

 

22 de setembro de 2023

Módulo 3 – Sistema Público de Saúde

Hora

Tema

Palestrante

14h00 – 18h00

 

· Estrutura Min Saúde

· Secretárias e suas funções

· Histórico de Financiamento

· Blocos de Financiamento

· Gastos com Saúde: Brasil e outros países

· Modelos de incorporação de medicamentos no setor público - CONITEC

 

Sílvia Sfeir

 

29 de setembro de 2023

Módulo 4 – Sistema Privado

Hora

Tema

Palestrante

14h00 – 18h00

Universo e oportunidades de acesso no Sistema de Saúde Suplementar:

• Drivers do Mercado Privado

• Estrutura Saúde Suplementar

• ROL ANS

• Desafios da saúde suplementar: demografia, doenças crônicas, etc.

• Ações táticas no relacionamento com as Operadoras

 

Fábio Moreira

 

 

 06 de outubro de 2023

Módulo 5 – Conceitos Básicos de HEOR

Hora

Tema

Palestrante

14h00 – 16h00

· Definição de Avaliação de tecnologias em saúde

· Definição de Farmacoeconomia

· Medicina baseada em evidências

· Principais terminologias

· Tipos de estudos

· Perspectivas de análise

· Aplicação dos resultados no negócio

Adalton Ribeiro

 

 

 Módulo 6 – Definição de Preços de Medicamentos

Hora

Tema

Palestrante

16h00 – 18h00

 

· CMED

· Metodologia de cálculo de preços

· Comparação Internacional

· Conteúdo do Dossiê (DIP)

· Precificação de inovações

· Prazos

· Cenários futuros

 

 

 

Marcela Amaral

 

20 de outubro de 2023

Módulo 7– Modelos Inovadores de acesso

Hora

Tema

Palestrante

14h00 – 16h00

Modelos Inovadores de Acesso

Samia Moussa

 

Módulo 8 – Coordenando equipes multiprofissionais

Hora

Tema

Palestrante

16h00 – 18h00

 

 

 

· Gestão de contas estratégicas (equipes de demanda, acesso, comercial, payer Liaison e MSL)

 

 


 Fabio Moreira

 

Palestrantes

Adalton Ribeiro

  • Farmacêutico-Bioquímico, Graduado pela FCF-USP, MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde – Fipe/FEA/USP e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária IEP/HSL.
  • Ex-Consultor Especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) na Coordenação de Gestão de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DGITIS/SCTIE/Ministério da Saúde) e na Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos SCMED/Anvisa.
  • Atualmente Gerente de Economia da Saúde/Centro de Excelência/Market Access Region na Janssen Farmacêutica 
  • Professor de Pós-Graduação em Farmacoepidemiologia, Farmacoeconomia e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

 

Prof. Antonio Cesar Rodrigues, M.Sc.

  • É mestre em Marketing pela University of Tampa (Flórida) e pós-graduado pela FGV (São Paulo).
  • É professor de Marketing na Universidade de Tampa e leciona Marketing Intelligence no MBA Internacional da Fundação do Instituto de Administração. Possui certificação de blended e online learning pela New Technology Institute (EUA).
  • O Prof. Rodrigues tem mais de 30 anos de experiência em Marketing, tendo trabalhado em multinacionais farmacêuticas em cargos executivos nacionais, latino-americanos e globais. Suas áreas de especialização abrangem Marketing Farmacêutico, Gestão de Produtos, Planejamento Estratégico, Precificação, Comportamento do Consumidor, Inteligência de Marketing, Marketing ROI e Acesso ao Mercado.
  • O Prof. Rodrigues é Sócio-Diretor da Pro|Marketing - Excelência em Marketing, e embaixador da AIPMM - Association of International Product Marketing & Management.

 

Bruno Cesar Almeida de Abreu

  • Advogado, especialista em Regulação Econômica, Monitoramento de Mercados pela UnB.
  • Trabalhou por 14 anos na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, junto à Anvisa, onde chefiou a área jurídica e foi Secretário Executivo.
  • Atualmente ocupa a Diretoria de Mercado e Assuntos Jurídicos do Sindusfarma.

 

Fábio Moreira

  • Médico com pós-graduação em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (FGV-SP),
  • Pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP),
  • Mestrado em Saúde Pública (Deakin University/Austrália) e MBA Gestão em Saúde (INSPER).
  • Profissional com 20 anos de experiência na indústria da saúde, com atuação em diferentes segmentos como por exemplo: coordenação de centros clínicos, gestão médico-hospitalar, gerenciamento da área de saúde preventiva e de relações externas, responsável pela carteira de clientes empresariais e pessoa física em operadoras de saúde como Medial Saúde e Grupo NotreDame Intermédica.
  • Atuou como gestor de unidades de negócio em companhias farmacêuticas multinacionais, desenvolvendo e implementando estratégias para as equipes de marketing, acesso e demanda, sempre com foco no mercado institucional.
  • tualmente é professor do MBA Indústria Farmacêutica FIA/USP e consultor do Sindusfarma. Além disso, é proprietário da empresa UNO curadoria em saúde.

 

Silvia Sfeir

  • Mestre em Administração de Empresas pela FECAP
  • Pós Graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
  • Possui diversos cursos no exterior na Columbia University, Wharton e American Marketing Asso- ciation.
  • Possui vasta experiencia internacional em marketing, vendas, relações institucionais, B2G e Acesso em diversos setores: serviços, agrícola, shipping e farmacêutica. na farmacêutica tem passagens pela Searle, Pharmacia, Wyeth ( Pfizer), BMS e Novartis.
  • Foi professora de pós graduação em Planejamento Estratégico na ESPM.
  • Atualmente é professora de Planejamento Estratégico e Marketing da pós graduação do INSPER e Insti- tuto Butantan e Diretora de Acesso, Advocacy, HEOR, Comercialização e Pricing da Bayer S/A.
  •  

Samia Moussa

  • Formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo – USP e possui especialização em Gestão e Marketing pela FIA – USP.
  • Possui uma ampla visão da cadeia da saúde, tendo nos últimos 25 anos a oportunidade de trabalhar em diferentes seguimentos: Hospital, Farmácia, Laboratório Clinico e Industria Farmacêutica.
  • Nos últimos 7 anos, Samia vem trabalhando focada em aumentar o Acesso de Medicamentos inovadores a pacientes no sistema de saúde brasileiro. 
  • foi nos últimos 4 anos que Samia encontrou seu grande desafio: desenvolver e implementar Acordos de Valor em Saúde no mercado brasileiro. Devido aos aprendizados e desafios enfrentados, Samia assumiu recentemente o desafio de implementar em toda a America Latina a mesma transformação que vem implementando no Brasil. Para acompanhar os desafios da prática, Samia se especializou em VBHC pelo Value Based Health Care Center Europe.

 

Certificação

Ao término do curso os participantes presentes receberão certificado de presença. 

Link de acesso a sala

O link para ingressar em sala será enviado um dia antes do início do curso, após as 16h.

Dúvidas Frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Acesse:
 sindusfarma.org.br/programa-educacional/dúvidas frequentes

Formas de Pagamento

À vista
Boleto Bancário e Cartão de crédito 

Organização

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2023