Sobre o curso
Compreender a importância do acesso no contexto do mercado institucional e as estratégias necessárias para obter o engajamento dos pagadores e estabelecer uma maior integração entre as equipes de marketing e acesso.
Reconhecendo que o acesso pode ser o elemento determinante para o sucesso ou fracasso de um produto nesse ambiente complexo e dinâmico, é fundamental planejar com antecedência estratégias eficazes que garantam o engajamento das fontes pagadoras.
Para quem se destina
- Gerentes de produtos e profissionais de marketing envolvidos com produtos do mercado institucional;
- Profissionais de marketing que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre a importância da área de acesso no desenho de suas estratégias.
Programação
15 de setembro de 2023
Módulo 1 – Conceitos Marketing Non-Retail
Hora
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Tema
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Palestrante
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14h00 – 16h00
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· Non-Retail vs. Retail Products
· Produtos de Alto Custo
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Cesar Rodrigues
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Módulo 2 – Gestão de Dados Mercado Institucional
Hora
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Tema
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Palestrante
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16h00 – 18h00
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· Patient Journey/Flow
· Data Sources
· DataSUS
· Outras Fontes de Dados
· Data Science
· Estratégia de saúde digital – Governo federal
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Renato Picoli
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22 de setembro de 2023
Módulo 3 – Sistema Público de Saúde
Hora
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Tema
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Palestrante
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14h00 – 18h00
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· Estrutura Min Saúde
· Secretárias e suas funções
· Histórico de Financiamento
· Blocos de Financiamento
· Gastos com Saúde: Brasil e outros países
· Modelos de incorporação de medicamentos no setor público - CONITEC
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Sílvia Sfeir
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29 de setembro de 2023
Módulo 4 – Sistema Privado
Hora
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Tema
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Palestrante
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14h00 – 18h00
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Universo e oportunidades de acesso no Sistema de Saúde Suplementar:
• Drivers do Mercado Privado
• Estrutura Saúde Suplementar
• ROL ANS
• Desafios da saúde suplementar: demografia, doenças crônicas, etc.
• Ações táticas no relacionamento com as Operadoras
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Fábio Moreira
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06 de outubro de 2023
Módulo 5 – Conceitos Básicos de HEOR
Hora
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Tema
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Palestrante
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14h00 – 16h00
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· Definição de Avaliação de tecnologias em saúde
· Definição de Farmacoeconomia
· Medicina baseada em evidências
· Principais terminologias
· Tipos de estudos
· Perspectivas de análise
· Aplicação dos resultados no negócio
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Adalton Ribeiro
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Módulo 6 – Definição de Preços de Medicamentos
Hora
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Tema
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Palestrante
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16h00 – 18h00
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· CMED
· Metodologia de cálculo de preços
· Comparação Internacional
· Conteúdo do Dossiê (DIP)
· Precificação de inovações
· Prazos
· Cenários futuros
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Marcela Amaral
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20 de outubro de 2023
Módulo 7– Modelos Inovadores de acesso
Hora
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Tema
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Palestrante
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14h00 – 16h00
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Modelos Inovadores de Acesso
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Samia Moussa
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Módulo 8 – Coordenando equipes multiprofissionais
Hora
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Tema
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Palestrante
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16h00 – 18h00
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· Gestão de contas estratégicas (equipes de demanda, acesso, comercial, payer Liaison e MSL)
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Fabio Moreira
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Palestrantes
Adalton Ribeiro
- Farmacêutico-Bioquímico, Graduado pela FCF-USP, MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde – Fipe/FEA/USP e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária IEP/HSL.
- Ex-Consultor Especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) na Coordenação de Gestão de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DGITIS/SCTIE/Ministério da Saúde) e na Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos SCMED/Anvisa.
- Atualmente Gerente de Economia da Saúde/Centro de Excelência/Market Access Region na Janssen Farmacêutica
- Professor de Pós-Graduação em Farmacoepidemiologia, Farmacoeconomia e Avaliação de Tecnologias em Saúde.
Prof. Antonio Cesar Rodrigues, M.Sc.
- É mestre em Marketing pela University of Tampa (Flórida) e pós-graduado pela FGV (São Paulo).
- É professor de Marketing na Universidade de Tampa e leciona Marketing Intelligence no MBA Internacional da Fundação do Instituto de Administração. Possui certificação de blended e online learning pela New Technology Institute (EUA).
- O Prof. Rodrigues tem mais de 30 anos de experiência em Marketing, tendo trabalhado em multinacionais farmacêuticas em cargos executivos nacionais, latino-americanos e globais. Suas áreas de especialização abrangem Marketing Farmacêutico, Gestão de Produtos, Planejamento Estratégico, Precificação, Comportamento do Consumidor, Inteligência de Marketing, Marketing ROI e Acesso ao Mercado.
- O Prof. Rodrigues é Sócio-Diretor da Pro|Marketing - Excelência em Marketing, e embaixador da AIPMM - Association of International Product Marketing & Management.
Bruno Cesar Almeida de Abreu
- Advogado, especialista em Regulação Econômica, Monitoramento de Mercados pela UnB.
- Trabalhou por 14 anos na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, junto à Anvisa, onde chefiou a área jurídica e foi Secretário Executivo.
- Atualmente ocupa a Diretoria de Mercado e Assuntos Jurídicos do Sindusfarma.
Fábio Moreira
- Médico com pós-graduação em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (FGV-SP),
- Pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP),
- Mestrado em Saúde Pública (Deakin University/Austrália) e MBA Gestão em Saúde (INSPER).
- Profissional com 20 anos de experiência na indústria da saúde, com atuação em diferentes segmentos como por exemplo: coordenação de centros clínicos, gestão médico-hospitalar, gerenciamento da área de saúde preventiva e de relações externas, responsável pela carteira de clientes empresariais e pessoa física em operadoras de saúde como Medial Saúde e Grupo NotreDame Intermédica.
- Atuou como gestor de unidades de negócio em companhias farmacêuticas multinacionais, desenvolvendo e implementando estratégias para as equipes de marketing, acesso e demanda, sempre com foco no mercado institucional.
- tualmente é professor do MBA Indústria Farmacêutica FIA/USP e consultor do Sindusfarma. Além disso, é proprietário da empresa UNO curadoria em saúde.
Silvia Sfeir
- Mestre em Administração de Empresas pela FECAP
- Pós Graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.
- Possui diversos cursos no exterior na Columbia University, Wharton e American Marketing Asso- ciation.
- Possui vasta experiencia internacional em marketing, vendas, relações institucionais, B2G e Acesso em diversos setores: serviços, agrícola, shipping e farmacêutica. na farmacêutica tem passagens pela Searle, Pharmacia, Wyeth ( Pfizer), BMS e Novartis.
- Foi professora de pós graduação em Planejamento Estratégico na ESPM.
- Atualmente é professora de Planejamento Estratégico e Marketing da pós graduação do INSPER e Insti- tuto Butantan e Diretora de Acesso, Advocacy, HEOR, Comercialização e Pricing da Bayer S/A.
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Samia Moussa
- Formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo – USP e possui especialização em Gestão e Marketing pela FIA – USP.
- Possui uma ampla visão da cadeia da saúde, tendo nos últimos 25 anos a oportunidade de trabalhar em diferentes seguimentos: Hospital, Farmácia, Laboratório Clinico e Industria Farmacêutica.
- Nos últimos 7 anos, Samia vem trabalhando focada em aumentar o Acesso de Medicamentos inovadores a pacientes no sistema de saúde brasileiro.
- foi nos últimos 4 anos que Samia encontrou seu grande desafio: desenvolver e implementar Acordos de Valor em Saúde no mercado brasileiro. Devido aos aprendizados e desafios enfrentados, Samia assumiu recentemente o desafio de implementar em toda a America Latina a mesma transformação que vem implementando no Brasil. Para acompanhar os desafios da prática, Samia se especializou em VBHC pelo Value Based Health Care Center Europe.
Certificação
Ao término do curso os participantes presentes receberão certificado de presença.
Link de acesso a sala
O link para ingressar em sala será enviado um dia antes do início do curso, após as 16h.
Dúvidas Frequentes
Ficou com alguma dúvida?
Acesse: sindusfarma.org.br/programa-educacional/dúvidas frequentes
Formas de Pagamento
À vista
Boleto Bancário e Cartão de crédito
Organização
