Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF)

Anterior Próximo

 

A Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF) nasceu do interesse genuíno de diversos profissionais de inovação no setor industrial farmacêutico em promover e fortalecer o ambiente de inovação na área da saúde no Brasil. Criada em fevereiro de 2020, a RBIF congrega profissionais do setor farmacêutico no centro da discussão sobre os principais gargalos e oportunidades para o estabelecimento e fortalecimento dos ecossistemas de inovação farmacêutico nacionalmente.

Organizado sobre 5 grandes pilares e formalizado em 4 importantes comissões, a RBIF possui adesão livre e gratuita de associados ao SINDUSFARMA além da participação ativa das demais partes interessadas em inovação, tais como agentes de governo e autarquias, empreendedores, universidades e pesquisadores além de representantes de instituições de capital de risco e de fomento.

A RBIF se reúne através de atividades de suas comissões e de suas sessões plenárias, temos como principais objetivos:

  • Comissão de Cultura para a Inovação – Identificar deficiências e oportunidades no desenvolvimento intersetorial da cultura para inovação, seja ela relacionada diretamente ao ambiente da saúde ou não. Esta comissão tem como premissa estimular a educação, o treinamento e aumentar a atenção para as diversas disciplinas que compõem a inovação;
  • Comissão de Recursos e Infraestrutura – Reúne-se para debater o ambiente macroeconômico, infraestrutura para inovação, identificar facilitadores e incentivar o fluxo de capital para o financiamento de atividades de risco voltadas à inovação. É também responsável por encabeçar a formulação de políticas e estratégias de desenvolvimento de longo prazo para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação farmacêutico;
  • Comissão de Políticas e Regulatório – Discute o arcabouço regulatório envolvendo a inovação na área farmacêutica, participando de debates e consultas públicas sobre o ambiente formal regulatório sobre inovação, quer seja na área de proteção intelectual, de incentivo à pesquisa ou de desenvolvimento de produtos;
  • Comissão de Inovação Digital – Promove benchmarks, discute adoção de tecnologias, impactos sobre produtividade, desenvolvimento e seus benefícios para o setor farmacêutico e toda a sociedade. Internet das coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Machine Learning, são alguns dos temas discutidos por essa comissão.

Ao criar a estrutura da RBIF dentro do SINDUSFARMA pretendemos atrair colegas e empresas associadas para discutirmos abertamente inovação, sua necessidade, impactos e oportunidades.

Queremos conjuntamente com governo, academia, empreendedores, membros da sociedade e do capital/financiadores de projetos construir um ecossistema de inovação vibrante que leve não só nossa indústria ao avanço científico e tecnológico mas que também garanta desenvolvimento a toda a cadeia de valor farmacêutico e principalmente impacto na vida de pacientes e consumidores.

Entre em contato

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2021