Inovação RBIF - Notícias

27/04/2021
Embrapii participa de encontro sobre Inovação na indústria farmacêutica

A convite da Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica Sindusfarma (RBIF), criada pelo Sindusfarma, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães, participou do "Encontro das Indústrias Farmacêuticas que estão Inovando no Brasil", em videoconferência realizada no dia 20/4.

Também fizeram apresentações Adriana Kaku, gerente do Distrito InovaHC; e Thiago Rennó, diretor executivo científico e de Negócios da Bionovis. Os três convidados participaram da primeira reunião da Comissão de Cultura para Inovação e Inovação Digital da RBIF.

Órgão de fomento de pesquisa tecnológica para inovação, a Embrapii colabora com empresas em algumas áreas de competência, como biofármacos e fármacos. Nesta área, pesquisadores do SGC-Unicamp, em parceria as empresas, procuram identificar novos alvos terapêuticos, com foco em doenças oncológicas, inflamatórias, neurodegenerativas e infecciosas.

O Distrito InovaHC é um projeto conjunto com o maior hospital da América Latina, o Hospital das Clínicas, focado na criação e validação de novas tecnologias, produtos e serviços de saúde. Se apresenta como o primeiro Hub de Inovação aberta 100% focado em HealthTechs, “com 10 salas privativas, open space, Lab de Telemedicina, Lab Hospital 4.0 e sala de Design”.

A Bionovis é uma joint venture de biotecnologia farmacêutica dos laboratórios Aché, EMS, Hypera e União Química, com o objetivo de promover no Brasil a pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de biofármacos. A Bionovis mantém várias parcerias e prospecta novos projetos, que não se limitam aos biossimilares. “Estes são apenas o começo de uma proposta pioneira. Com o know-how e a infraestrutura alcançados nessa primeira etapa, produziremos também os produtos inovadores que trarão contribuições disruptivas em termos de eficácia e segurança para os pacientes”, informa a empresa.

A Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF) reúne interessados em Inovação na cadeia produtiva farmacêutica, buscando identificar gargalos e trabalhar em parceria para fortalecer o ecossistema de inovação no país. A iniciativa é coordenada pela diretora Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindusfarma, Rosana Mastellaro.

Notícia atualizada em 25/08/2022