O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou da cerimônia do Prêmio Sindusfarma de Qualidade 2022, realizada no dia 30 de agosto no Teatro Santander, em São Paulo.
Alvim disse que um país que se quer desenvolvido precisa de uma cadeia de saúde forte. “Esse setor [indústria farmacêutica] faz diferença para esse país. Mais que isso, nos dias de hoje, para nós do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, essa cadeia de valor é fator de soberania tecnológica”, afirmou o ministro. “Esse é um momento de celebração, de reconhecimento, mas, fundamentalmente, de visibilidade de um setor que é forte, tem competência e capacidade de trazer soluções inovadoras”.
Leia a íntegra do pronunciamento:
Aqui é o momento da gente, como Nação, agradecer o setor (e aqui eu aproveito inclusive para reverenciar também os colegas da Anvisa. Aqueles que estiveram no dia a dia durante a pandemia sabem o quão importante foram vocês.
Além de não terem parado, vocês trouxeram soluções a todo momento. Ter essa participação de vocês, além de dar orgulho para todos nós, tem uma outra questão, que é muito importante: mostrou para a sociedade brasileira quão importante é a cadeia de valor de saúde.
E quão importante é para um país como o nosso, pela nossa população, pela nossa distribuição territorial, é relevante para a qualidade de vida a participação de uma indústria forte.
E o Sindusfarma mostra isso. 26 anos de uma premiação da qualidade é uma história. Mas mais que isso, empresas perseguirem essa conquista é uma trajetória muito significativa.
Sou lá da velha turma do PBQP, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, e vocês continuaram. Isso já um marco. Mas como já foi falado aqui, as empresas são vencedoras e as empresas brasileiras têm mostrado garra e resiliência. Esse é um momento de celebração, de reconhecimento, mas, fundamentalmente, de visibilidade de um setor que é forte, tem competência e capacidade de trazer soluções inovadoras.
Nelson, em seu nome, gostaria de agradecer o convite de estar aqui, consciente - temos conversado muito nesses últimos três anos bastante com as empresas do setor, não com a abrangência do Prêmio, [cuja] integralidade da cadeia de valor é um diferencial, mas a gente tem que reconhecer que esse setor faz diferença para esse país.
Mais que isso, nos dias de hoje, para nós do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, essa cadeia de valor é fator de soberania tecnológica.
Um país forte, que se quer dizer desenvolvido, um desenvolvimento inclusivo e sustentável, necessariamente, precisa de uma cadeia de saúde muito forte, com capacidade de inovar, com capacidade de responder aos desafios que a saúde traz cada vez mais.
Então, em nome do governo federal, a gente tem muito que parabenizar todos vocês.
Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos
Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2023