Inovação RBIF - Notícias

04/10/2023
Cúpula de Inovação reúne em Brasília empresas, startups, governo e investidores

Desta quarta até sexta-feira (4 a 6), a 2ª Cúpula Brasileira de Inovação em Saúde reúne em Brasília as principais lideranças do ecossistema de inovação em saúde (indústrias farmacêuticas, empresas do complexo econômico da saúde, autoridades, incubadoras, empreendedores, organismos de fomento, investidores etc.) para discutir tendências e debater os desafios do setor no país.

Dr. Arun Harish participou da abertura da Cúpula, nesta quarta (4), em Brasília

A Cúpula é uma realização do Sindusfarma, da Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF) e da Biominas Brasil.

O destaque da abertura do encontro, na noite desta quarta-feira (4), no Complexo Brasil 21, foi a palestra do Dr. Arun Harish, chefe de Estratégia do Centre for Process Innovation (CPI), no Reino Unido. Harish é PhD em nanotecnologias biomédicas pela Universidade de Newcastle.

Dr. Arun Harish destacou a importância da inovação e da colaboração para endereçar alguns dos maiores desafios globais na área da saúde, tais como a prevenção de doenças, descobertas de drogas inovadoras, desenvolvimento de novas tecnologias e dispositivos, além da maior eficiência e sustentabilidade nos processos industriais.

“Colaboração é a palavra para integrar os vários atores e ecossistemas da área da saúde - governo, indústria, academia e os drivers de inovação”, disse Arun.

Ele citou alguns dos ingredientes de sucesso para enfrentar tais desafios globais, com destaque para a convergência entre as ciências físicas, biológicas, químicas e digitais; financiamento adequado e modelos de parceria, tendo as pessoas como centro do sistema.

“É um orgulho estar na Cúpula de Inovação como keynote speaker. O Brasil tem uma indústria farmacêutica vibrante”, concluiu.

Da esq.: Eduardo Emrich (Biominas), Rosana Mastellaro (Sindusfarma), Dr. Arun Harish (CPI), Marcio de Paula (RBIF) e Nelson Mussolini (Sindusfarma)

“Estamos aqui na Cúpula da Inovação, um evento que o Sindusfarma desenvolveu junto com a RBIF e a Biominas, para que possamos discutir inovação e colaboração. Tivemos uma palestra muito boa do Dr. Arun em que ele falou muito sobre colaboração - entre governo, instituições privadas e de ensino. E aqui nós temos gente querendo discutir inovação. E não existe outro caminho para a indústria farmacêutica se desenvolver no país que não seja por meio da inovação. É por meio da inovação, da propriedade dos dados, das patentes, que nós faremos cada vez mais inovação e, consequentemente, mais saúde. Fazendo aquilo que temos que fazer por vocação, saúde, que é o nosso negócio”, disse Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma.

Eduardo Emrich, presidente da Biominas, afirmou ser  "uma alegria estar na Cúpula de Inovação em parceria com o Sindusfarma e esse é o grande ponto desse evento, se conectar com uma instituição como o Sindusfarma. Agradeço a parceria e nosso compromisso é continuar incentivando a inovação no país, e é o que a Biominas está fazendo nos últimos 33 anos”.

Debates, palestras, pitchs de startups e reuniões de networking fazem parte da programação do encontro. Conheça a programação completa da Cúpula:

Quarta-feira (4)

Palestra “Futuro da Saúde”

• Dr. Arun Harish

Quinta-feira (5)

Política industrial para biotecnologia e saúde: para onde vamos?

• Daniela Marreco (CMED)
  • Moderador: Bruno Abreu (Sindusfarma)

Por que não investimos em Deep Techs em saúde no Brasil?

• Gabriel Mantovani Bottós (Vesper Ventures)
  • Vitor Paiva Pimentel (BNDES)
  • Moderador: Eduardo Emrich (Biominas Brasil)

O papel da liderança na formação de uma cultura inovadora