Empresas em Foco

10/04/2023
Vendas de medicamentos analgésicos crescem 42% no Brasil

Fonte: InterPlayers

Um levantamento do hub de negócios da saúde e bem-estar, InterPlayers, aponta que as vendas de medicamentos analgésicos cresceram 42% em 2022 no Brasil, em comparação ao ano anterior.

A pesquisa mostra ainda que o Distrito Federal impulsionou o aumento, com salto de 219,3% no último ano. A segunda maior alta foi registrada no estado de Goiás, com 84%, seguida do Rio de Janeiro, com salto de 53,5% e do estado de São Paulo, com 15%.

Acre e Roraima foram os únicos estados com diminuição nas vendas dos medicamentos, com queda de 52,3% e 19,7%, respectivamente.

A pesquisa, baseada em números do próprio banco de dados da InterPlayers, também revela que, na análise geral, os estados de São Paulo e Minas Gerais seguem como líderes de venda dos medicamentos.

Os analgésicos são os remédios mais comprados em farmácias sem prescrição médica. Podem englobar incômodos cotidianos, como cólicas e dores musculares. Uma pesquisa realizada pelo ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade) mostra que as recomendações de terceiros, como familiares, amigos e vizinhos compreendem respectivamente 68%, 41% e 27% das vendas e de balconistas de farmácia correspondem a aproximadamente 48%.

“Entre os fatores relacionados ao aumento de vendas, pode-se destacar o nível de investimento realizado pela indústria e a popularidade desses medicamentos. Dores comuns podem ser resolvidas com determinados remédios que crescemos vendo e ouvindo nos noticiários, por exemplo”, explica Ilo Aragão de Souza, gerente de inteligência comercial da InterPlayers.

Vendas de medicamentos analgésicos no Brasil

Crescimento comparando janeiro a novembro/21 com janeiro a novembro/22 (YTD): 43%.

Crescimento nos últimos 12 meses, comparado ao mesmo período no ano anterior (VARIAÇÃO MOVEL): 42%.

*Foram considerados dados de valores, então houve aumento nas vendas.

Líderes de venda: SP e MG.

Maior crescimento após os líderes: RJ e GO.

Quedas: RR e AC.

UF VAR% MOV VAR% YTD
SP 15,00% 15,24%
MG 29,90  30,84
RJ  53,58%  57,55%
DF 219,34% 231,37%
GO 84,18% 78,68%
RR 19,75% 25,61%
AC 52,30% 54,18%

Sobre a InterPlayers

A InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, promove ampla integração com todos os componentes do segmento farmacêutico e hospitalar, com destacada participação no mercado, integrando farmácias, clínicas, hospitais, distribuidores e indústrias em todo o território nacional. Apresenta um portfólio de serviços de geração de demanda, comercial, trade, fidelização e acesso e serviços ao paciente, contemplando 17 milhões de pacientes e consumidores com mais de R$ 6,6 bilhões em Volume Bruto de Mercadoria (GMV, em inglês), calculado por meio do valor de itens que transitam dentro da plataforma.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.