Doença ocupacional listada pela Organização Mundial da Saúde desde janeiro de 2022 (CID 11), a Síndrome de Burnout é considerada pela OMS uma enfermidade relacionada com o estresse crônico nos locais de trabalho. A cartilha lançada pelo Sindusfarma pretende detalhar o problema para empresas e profissionais, orientando-os a enfrentá-lo corretamente.
O Sindusfarma vem acompanhando o cenário atual imposto pela pandemia de SARS-CoV-2, bem como a evolução da vacinação, com a consequente redução significativa de novos casos de internações. Diante disso, este material visa dar orientações para a retomada de trabalho presencial de forma segura.
Atento ao cenário de pandemia e seus desdobramentos e à nova realidade das relações de trabalho, como o crescimento do Trabalho à Distância, o Sindusfarma reúne neste manual práticas, orientações, cuidados e dicas importantes para profissionais e gestores, a fim de manter a produtividade, o bem-estar e a segurança nas rotinas neste novo perfil de trabalho.
Arnaldo Pedace e Isabely Oliveira
O protocolo de retorno ao trabalho elaborado pelo Sindusfarma e aprovado pela Prefeitura de São Paulo orienta as indústrias farmacêuticas, com base nas melhores práticas baseadas em estudos técnico-científico, sobre às medidas de adequações no ambiente de trabalho (escritórios, fábricas e forças de vendas) para proporcionar um retorno seguro ao trabalho e com os cuidados necessários para a prevenção da saúde dos trabalhadores da indústria.
O Sindusfarma reúne em uma cartilha orientações para as empresas sobre Boas Práticas de controle de ambientes, higiene, avaliação de risco, monitoramento e planos de contingência, entre outros tópicos.
O Sindusfarma apresenta a seus associados um compêndio contendo todas as convenções coletivas de trabalho assinadas com as entidades sindicais dos trabalhadores, correspondentes ao período de abril de 2019 a março de 2020.
Arnaldo Pedace
O manual ‘Boas Práticas de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho’ contém as Normas Regulamentadoras 02 – Inspeção Prévia; 04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança em Medicina no Trabalho; e 08 – Edificações. O compêndio possui um questionário de auditoria interna, bem como as diretrizes para sua execução com objetivos, critérios e procedimentos que auxiliam na avaliação e ao atendimento da legislação trabalhista.
Arnaldo Pedace
O manual 'Boas Práticas no Gerenciamento do NTEP e do FAP Aplicadas à Indústria Farmacêutica' reproduz integralmente a legislação, a fim de possibilitar a difusão das exigências a todas as empresas em seus diferentes níveis hierárquicos.
Arnaldo J. Pedace, Lauro D. Moretto e Selma A. Graça
Compêndio apresenta todas as convenções coletivas de trabalho assinadas com as entidades sindicais dos trabalhadores, correspondentes ao período de abril de 2016 a março de 2017.
Arnaldo Pedace e Nelson A. Mussolini
A Cartilha sobre a Norma Regulamentadora 12 reúne informações e instrui os operadores de máquinas e equipamentos no manuseio destes instrumentos industriais, na prevenção de acidentes.
A cartilha 'O uso responsável de água e energia elétrica' traz dicas para que se evite o desperdício de água com o uso de redutor de vazão nas torneiras; dispositivos economizadores nas válvulas de banheiros e vestiários; reuso de água nas torres de resfriamento etc.
Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos
Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2021