Lançamentos

imagem
Pessoas com Deficiência: Cartilha Orientativa

Elaborada pelo Comitê de Diversidade do Sindusfarma, Pilar "Pessoas com Deficiência", a cartilha orienta as empresas da cadeia produtiva farmacêutica sobre a contratação e inserção de Pessoas com Deficiência no ambiente de trabalho, tais como os locais ideais para a busca dos candidatos, a promoção de um processo seletivo acessível e humano, e a melhor inserção desses profissionais no dia a dia, a partir da interação com gestores e colegas de trabalho.

imagem
Perfil da Indústria Farmacêutica e Aspectos Relevantes do Setor

Em 2023, o mercado brasileiro de medicamentos tinha 411 empresas farmacêuticas, produtoras de medicamentos prescritos e isentos de prescrição, segundo a consultoria IQVIA. Dessas empresas, 116 (28%) eram internacionais e 295 (72%) de capital nacional. No mercado total, as empresas de capital nacional responderam por 51% do faturamento e 81% das unidades (caixas). As empresas internacionais detiveram 49% do faturamento e 9% das unidades (caixas) vendidas.

imagem
Guia Técnico Normas de Acesso e Repartição de Benefícios (ABS) no Brasil

Guia Técnico desenvolvido para capacitar as empresas farmacêuticas em relação à Lei nº 13.123/2015, de Acesso à Biodiversidade, contemplando seus desafios e oportunidades, além da correta adequação para o cumprimento da legislação vigente no país. Trata-se de um tema relevante para o aprimoramento e a competitividade da indústria farmacêutica instalada no Brasil, levando em consideração o grande potencial de uso da biodiversidade na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e na descoberta de novas frentes de atuação para o setor.

imagem
Estabelecimento de preços para medicamentos no Brasil - Contribuições do setor para precificação de Medicamento Inovador (inovação incremental)

A publicação sintetiza o resultado da oficina sobre inovação incremental e precificação de medicamentos, promovida pelo Sindusfarma e pelo Grupo FarmaBrasil em dezembro de 2023. Entre os temas abordados estão a regulação e a precificação dos medicamentos inovadores, o equilíbrio de mercado e a identificação de soluções práticas que beneficiem o setor farmacêutico e a sociedade.

imagem
Produtos de Terapias Avançadas no Brasil - Agenda Propositiva 2024

Esta publicação apresenta uma síntese das oficinas de trabalho realizadas durante o evento 'Summit 2023 Terapias Avançadas e Doenças Raras', promovido pelo Sindusfarma e pela Interfarma em dezembro de 2023. Durante o evento, foram discutidas e formuladas propostas com a visão do setor farmacêutico para o fomento ao acesso às terapias avançadas e medicamentos para doenças raras no Brasil. O evento contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, além de representantes e autoridades da área da saúde

imagem
The Brazilian Healthcare Biotech Startups Guide

Versão em inglês do guia resultante do esforço colaborativo entre Sindusfarma, a RBIF e a Biominas Brasil, que oferece uma visão panorâmica das inovações biotecnológicas do Brasil, cenários de investimento e marcos regulatórios, tornando-se um recurso valioso para investidores, pesquisadores e formuladores de políticas interessados em explorar o potencial biotecnológico do Brasil ou estabelecer parcerias.