Publicações - Obras Institucionais

imagem
LogMed: sistema de logística reversa de medicamentos beneficia 135 milhões de pessoas em todo o país

Folheto reúne os grandes números do Sistema LogMed, de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares de Uso Humano, Vencidos ou em Desuso, e suas Embalagens. O Sistema deu destinação ambientalmente correta a 600 toneladas de medicamentos e suas embalagens, em 26 Estados e o Distrito Federal, no período de junho de 2021 a dezembro de 2023. O Sistema Logmed é gerenciado por 15 entidades do setor farmacêutico, entre elas o Sindusfarma.

Perfil da Indústria Farmacêutica e Aspectos Relevantes do Setor

O mercado brasileiro de medicamentos movimentou R$ 106,78 bilhões em 2022, equivalentes a US$ 20,70 bilhões (Canal Farmácia, valor líquido - desconto médio de 37,58 %), segundo os levantamentos da consultoria IQVIA. Houve crescimento de 16,95 % em reais, em relação ao ano anterior, representando aproximadamente 2% do mercado mundial, sendo o 10º em faturamento no ranking das 20 principais economias. Na América Latina, é o principal mercado, à frente de México, Colômbia e Argentina.

Relatório Anual de Atividades 2022

O Relatório Anual de Atividades Sindusfarma 2022 registra as realizações da entidade em todas as suas áreas de atuação.

Diretriz para o Avanço da Equidade Racial no Setor Farmacêutico

Engajado na redução da desigualdade social e na superação do racismo institucional e estrutural no Brasil, o Sindusfarma elaborou uma “Diretriz para o Avanço da Equidade Racial no Setor Farmacêutico”.

Redigido pelo Grupo de Trabalho de Diversidade do Sindusfarma, o documento foi aprovado pela Diretoria da entidade em dezembro passado. O GT Diversidade do Sindusfarma atua desde 2021.

imagem
Prêmio Sindusfarma de Qualidade - Promoção das Boas Práticas de Fabricação no Brasil

A publicação conta a história da premiação e seu papel na disseminação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) no Brasil. Fartamente ilustrado, traz uma memória visual das premiações e o registro das empresas vencedoras ao longo de um quarto de século; também apresenta os perfis de seis patronos do Prêmio, personalidades da indústria farmacêutica cuja trajetória está ligada à qualidade e ao aprimoramento tecnológico e científico do setor.

Relatório Anual de Atividades 2021

O Relatório Anual de Atividades Sindusfarma 2021 registra as realizações da entidade em todas as suas áreas de atuação.

COVID-19 - Cartilha de orientação

Com o objetivo de atualizar as empresas da cadeia produtiva farmacêutica e seus colaboradores sobre as novas diretrizes referentes à pandemia de SARS-CoV-2 e de reforçar os procedimentos relacionados à prevenção e ao controle do contágio do coronavírus e suas variantes, o Sindusfarma elaborou a presente Cartilha.

Jogos Sindusfarma 2007 - 2019

Publicação conta em detalhes a história dos Jogos Sindusfarma desde a primeira edição, envolvendo 15 mil atletas de 47 empresas. Fartamente ilustrada, obra registra todos os campeões em todas as modalidades entre os anos de 2007 e 2019.

imagem
Falando para Quem Decide e Forma Opinião (3ª edição)

O livro "Falando para Quem Decide e Forma Opinião' (3ª Edição), reúne artigos publicados em grandes veículos de comunicação do país e na mídia especializada. Nos textos desta coletânea são discutidos temas estratégicos para a área da saúde e o desenvolvimento da indústria farmacêutica instalada no país.

Nelson A. Mussolini

imagem

O livro “A Era Educacional II – Sinergia entre saber e prática na busca do aprimoramento constante da qualidade”, consolida informações e fatos relevantes de 10 anos de eventos do Programa Educacional Sindusfarma (2009 - 2018). Em uma década, o PES organizou 662 workshops, fóruns e seminários, envolvendo 1.673 palestrantes e a participação de 23.235 profissionais da indústria farmacêutica.

Simpósio Novas Fronteiras Farmacêuticas – Um Projeto Pioneiro

O livro “Simpósio Novas Fronteiras Farmacêuticas – Um Projeto Pioneiro” documenta os temários e palestrantes do encontro desde sua edição inicial - em 2012 - até 2017.

Indústria Farmacêutica no Brasil - Memória Iconográfica

Livro bilíngue (português-inglês) que comemora o 85º aniversário do Sindusfarma. A obra traça um amplo painel de indústrias, instalações, equipamentos, ambientes de trabalho, medicamentos, anúncios e publicações que ilustram a rica trajetória do setor e sua significativa participação na vida do país.

Sindusfarma 80 anos

Livro que celebra o 80º aniversário do Sindusfarma.

Código de Ética e Conduta Sindusfarma

Fruto de profunda discussão envolvendo a Diretoria do Sindusfarma e lideranças da indústria farmacêutica ao longo do último ano, a entidade lança seu Código de Ética e Conduta, com o objetivo de nortear os padrões de conduta e comportamento de seus colaboradores e das empresas associadas.