Notícias

Compartilhe:
08/09/2025
Melhores empresas em Saúde, Segurança e Meio Ambiente recebem Prêmio Excelência em GST 2025
Os laboratórios farmacêuticos Aché, Bionovis, Eurofarma, Kenvue, Merck, Roche, Supera e Takeda foram reconhecidos com o 13º Prêmio Excelência em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (GST), concedido pelo Sindusfarma às melhores ações de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, além de programas de sustentabilidade e preservação ambiental. A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira (8), no auditório da nova sede do Sindusfarma, em São Paulo.
 
No mesmo evento, também foi entregue o Prêmio Bumerangue.
Vencedores do 13º Prêmio Excelência GST
13º Prêmio GST - Excelência em Gestão de Saúde e Segurança
 Projeto de Segurança
 do Trabalho
 Empresas até 250 funcionários Bionovis Plano de Continuidade de Negócios
 Empresas de 251 a 500 funcionários Takeda Programa Beacon
 Empresas de 501 a 1000 funcionários Merck Permissão de Trabalho Eletrônico
 Empresas com mais de 1001 funcionários Supera SABIÁ - Sistema de Apoio Baseado em Inteligência Artificial
 Projeto de Saúde  Empresas de 501 a 1000 funcionários Kenvue Life For Life
 Empresas com mais de 1001 funcionários Aché Estar Bem Aché
 Projetos de Meio
 Ambiente
 Empresas de 251 a 500 funcionários Takeda Biodigestor Zero Aterro
 Empresas de 501 a 1000 funcionários Kenvue Projeto Arco Íris
 Empresas com mais de 1001 funcionários Eurofarma Plano de descarbonização com Matriz Elétrica Renovável
 Projeto de
 Acessibilidade e
 Inclusão
 Empresas de 501 a 1000 funcionários Roche O Programa Open - Join
 Projeto de Força
 de vendas
 Empresas de 501 a 1000 funcionários Kenvue Segurança em Movimento
13º Prêmio GST - Excelência em Gestão de Saúde e Segurança
Projeto de Segurança do Trabalho Empresas até 250 funcionários Bionovis Plano de Continuidade de Negócios
Empresas de 251 a 500 funcionários Takeda Programa Beacon
Empresas de 501 a 1000 funcionários Merck Permissão de Trabalho Eletrônico
Empresas com mais de 1001 funcionários Supera SABIÁ - Sistema de Apoio Baseado em Inteligência Artificial
Projeto de Saúde Empresas de 501 a 1000 funcionários Kenvue Life For Life
Empresas com mais de 1001 funcionários Aché Estar Bem Aché
Projetos de Meio Ambiente Empresas de 251 a 500 funcionários Takeda Biodigestor Zero Aterro
Empresas de 501 a 1000 funcionários Kenvue Projeto Arco Íris
Empresas com mais de 1001 funcionários Eurofarma Plano de descarbonização com Matriz Elétrica Renovável
Projeto de Acessibi-lidade e Inclusão Empresas de 501 a 1000 funcionários Roche O Programa Open - Join
Projeto de Força de vendas Empresas de 501 a 1000 funcionários Kenvue Segurança em Movimento
 
Profissionais de destaque 
 
A última parte da cerimônia foi reservada para homenagear três profissionais de destaque da indústria farmacêutica.
 
  • Vinicius Ferreira de Aguiar (Bionovis) foi o Destaque em Segurança do Trabalho
  • Erika Robles Ho (Aché) foi a Destaque em Saúde Ocupacional 
  • Isamara Garcia Freitas (Eurofarma) foi a Destaque em Meio Ambiente

"É uma honra participar mais uma vez do Prêmio GST e conquistar o reconhecimento com o Projeto Beacon, que representa o engajamento de toda a fábrica em uma jornada coletiva. E levar esse troféu para 'casa' é a confirmação do dever cumprido. Muito obrigado a todos", disse Luis Massari, coordenador de HS da Takeda, ganhador da categoria "Projeto de Segurança do Trabalho".

“É com grande alegria que recebo este prêmio e o compartilho com toda a equipe de Saúde do Aché, que neste ano desenvolveu o projeto Avatar de Saúde, um aplicativo voltado ao bem-estar e à qualidade de vida, que acompanha o indivíduo em sua jornada, identifica riscos e propõe missões de cuidado, também estendidas aos seus dependentes", disse", disse Erika Robles Ho, coordenadora de Saúde e Bem-Estar do Aché, ganhadora na categoria "Projeto de Saúde".

"Esse prêmio e o reconhecimento do Sindusfarma é muito importante por prestigiar o trabalho realizado nos bastidores por empresas e profissionais da área ambiental. Nosso projeto é inédito no setor industrial farmacêutico, ao substituir a modalidade comum de compra de energia pelo modelo de autoprodução. Desde 2024, a Eurofarma passou a utilizar 100% de energia renovável, por meio da participação societária em uma usina eólica localizada no sul da Bahia. Esse projeto, com duração de 15 anos, deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 32 milhões e reduzir em 260.000 toneladas de carbono (emissão) durante o período que ele estará vigente", disse Isamara Garcia Freitas, gerente executiva global do Grupo Eurofarma, vencedora da categoria "Projetos de Meio Ambiente".

"Estou há 23 anos no mercado de segurança do trabalho, e este prêmio do Sindusfarma representa o reconhecimento do caminho correto em saúde e segurança do trabalho, assim como na questão ambiental para nossos funcionários e seus familiares. Participamos do Prêmio de Gestão em Saúde e Segurança como forma de ter um parâmetro, e ganhar essa premiação é importante, pois sinaliza que estamos no caminho certo”, disse Solange Barros, especialista em segurança do trabalho da Kenvue, vencedora na categoria "Projeto de Força de Vendas".

Neste ano, a cerimônia foi comandada pela apresentadora Patrícia Paes.

Lançamento de livro

Os prêmios Excelência em GST e Bumerangue são tema do livro “Prêmio Bumerangue & Prêmio Excelência em GST: Saúde e Qualificação Profissional na Indústria Farmacêutica”, lançado durante a cerimônia.

A obra, ilustrada, registra todas as cerimônias e empresas vencedoras das duas premiações e descreve a evolução das ações e programas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e de gestão de pessoas e qualificação profissional na indústria farmacêutica instalada no país.

Patrícia Paes apresenta o livro lançado durante as premiações

Leia também:

 

Notícia atualizada em 12/09/2025 às 12h30

Voltar
Subir ao Topo