Empresas em Foco

12/06/2023
Excelência e pioneirismo em genéricos, Teuto celebra 24 anos dessa importante classe de medicamentos no Brasil

Fonte: Teuto

Recentemente, o Dia Nacional do Medicamento Genérico foi comemorado, destacando a importância dele para o mercado farmacêutico. Em 1999, a Lei 9.787 autorizou a distribuição de medicamentos genéricos por qualquer empresa farmacêutica, desde que as patentes dos medicamentos de referência já estivessem expiradas. Essa decisão trouxe uma mudança significativa na configuração mercadológica e benefícios impactantes, sendo o principal deles o aspecto financeiro. Os genéricos chegam a ser até 90% mais baratos do que os medicamentos de referência, mantendo comprovadamente a mesma composição e eficácia.

O Laboratório Teuto, pioneiro no lançamento dos genéricos no Brasil, desempenhou um papel fundamental nessa transformação. Na primeira publicação de genéricos no Diário Oficial da União, em 2 de fevereiro de 2000, três dos seis genéricos contemplados eram da empresa. Duas décadas depois, o Teuto continua sendo um protagonista nesse segmento, registrando um crescimento constante. Segundo dados IQVIA, entre os 20 medicamentos mais prescritos no país, 15 podem ser encontrados na versão genérica.

Magali Tamas, farmacêutica e supervisora de treinamentos do Laboratório Teuto, explica como os genéricos ganharam tanta conversão e conseguiram democratizar o acesso aos medicamentos. “Os genéricos impulsionaram o mercado farmacêutico. Não era apenas o ganho com o preço atrativo e o aumento do leque de medicamentos, mas o avanço tecnológico e geração de empregos teve um impacto social muito positivo”, afirma a farmacêutica.

A confiança foi outro fator determinante para o sucesso da implementação dos genéricos no Brasil. Os consumidores puderam constatar a eficácia desses medicamentos. “A obrigatoriedade de comprovação de qualidade junto à Anvisa é a essência da Lei dos Genéricos, conferindo total confiança ao consumidor que busca produtos de alta qualidade. Ter segurança e confiança é crucial, e os genéricos, assim como o Teuto, são sinônimos disso ", complementa.

O Laboratório Teuto, pioneiro e referência nacional e internacional na produção de genéricos, passou por uma transformação significativa. A criação de empregos e a democratização do acesso impactaram uma parcela considerável da população, evidenciando como a implementação dos genéricos representa um marco nacional que mudou para sempre a história da indústria farmacêutica no país.

Sobre o Teuto

Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros, pacientes e sociedade, por meio da excelência na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que "Se é Teuto, é de confiança”.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.