Empresas em Foco

Compartilhe:
22/09/2023
Cresce a importação de medicamentos à base de canabidiol no Brasil

Fonte: Broker Comex

Em crescimento desde que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a primeira entrada de medicamento à base de canabidiol no Brasil, este mercado vem chamando a atenção de quem deseja importar produtos à base de cannabis medicinal. Apenas em 2023, as vendas desses produtos cresceram 201%. 

Para Vicente Santos Jr, diretor Operacional da Broker Comex, assessoria aduaneira especializada em importação e anuência da Anvisa, o governo brasileiro vem contribuindo muito para que esses números continuem subindo. “Alguns estados já foram autorizados a oferecer medicamentos derivados de cannabis no SUS. Isso com certeza vai aumentar o interesse dos empresários que estão investindo cada vez mais nesse segmento”, explica.

A importação de produtos à base de cannabis medicinal exige a autorização da Anvisa, que inclui o preenchimento de um formulário de solicitação, além de outros documentos que comprovem a solicitação. A empresa fabricante também precisa ter um Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) que atesta que a empresa segue boas práticas de fabricação e oferece produtos de qualidade e segurança.

Após todo o processo de importação, os medicamentos passam pelo desembaraço aduaneiro, procedimento realizado pela Receita Federal para liberar os produtos importados. Neste passo, é necessário fornecer todos os documentos exigidos, além do pagamento de impostos e taxas. 

“É importante ressaltar que todo esse processo leva tempo, por isso o planejamento e a organização são importantes. Apenas o deferimento da licença de importação da Anvisa pode demorar cerca de cinco dias, mas a Broker conta com um departamento exclusivo para isso e já estamos conseguindo esse deferimento em apenas três dias. Com este prazo, a tendência é que o setor aumente cada vez mais a frequência das importações”, pontua Vicente Santos Jr.

Autorização liberada

Atualmente, 26 produtos já possuem autorização sanitária da Anvisa para serem comercializados nas farmácias brasileiras. 

Sobre a Broker Comex

A Broker Comex é uma empresa que oferece serviços de Assessoria e Consultoria Aduaneira/ Logística para as operações de Importação e Exportação, com a finalidade de atender as necessidades dos seus clientes proporcionando confiança e segurança para cada negócio. A empresa atua com a gestão completa nas operações de Importação e Exportação em diversos nichos de mercados, oferecendo serviços completos e customizados de assessoria aduaneira, consultoria e auditoria em Comércio Exterior, desembaraço aduaneiro, frete internacional e revisão de estimativa Radar Siscomex. 

 

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.

Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2024