Empresas em Foco

06/02/2024
EMS assume Dermacyd, a marca líder em cuidado íntimo

Fonte: EMS

A EMS – maior laboratório farmacêutico no País – adquire da Sanofi os direitos de propriedade intelectual, fabricação e comercialização do Dermacyd, marca de sabonetes íntimos, após autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) obtida em junho de 2023. O produto tem um portfólio com oito SKUs. Essa aquisição fortalece a estratégia da empresa de avançar no segmento de medicamentos isentos de prescrição - MIPs (ou OTCs, sigla em inglês, que significa Over-The-Counter), produtos que são vendidos ao consumidor sem a necessidade de receita médica. A expectativa é que a unidade de negócio OTC, responsável pela linha, tenha vendas de R$ 100 milhões só com este produto em 2024. As vendas via farmácias e no canal alimentar resultarão em um incremento de três pontos percentuais de market share ao resultado total desta área ao final do primeiro ano de comercialização.

“Dermacyd é uma marca líder, muito desejada pela consumidora brasileira. O produto lidera a categoria de saúde íntima feminina no país e sua chegada traz ainda mais robustez para o negócio da unidade de OTC da EMS, além de uma nova expertise para a companhia: o trabalho com o canal alimentar”, avalia Cínthia Ribeiro, diretora Comercial e de Marketing das unidades de negócios de Marcas e OTC da EMS. “Nosso propósito é construir marcas ainda mais fortes e, para isso, estaremos cada vez mais juntos do consumidor, ouvindo ativamente as suas necessidades e entendendo o que de fato é relevante para ele. Pautados nesses insights de fora, queremos trazer para dentro da empresa novas soluções para os cuidados das pessoas, ampliando o nosso portfólio e dando um novo tom à nossa comunicação”, complementa.

Com a integração da nova aquisição à operação da EMS, o laboratório começa a distribuir e a comercializar todas as versões de Dermacyd no mercado nacional a partir de 1º de fevereiro. A empresa também assume a responsabilidade pelo serviço de atendimento ao consumidor (SAC) desse produto por meio do telefone 0800 019 1914. A linha de sabonetes íntimos ainda será produzida pelo antigo proprietário, conforme contrato de serviços de industrialização firmado entre EMS e a Sanofi, e só será assumida pela EMS entre 2025 e 2026, quando deve estar finalizada a construção de um novo prédio fabril para produção do Dermacyd.

O sabonete líquido íntimo adulto será disponibilizado em quatro versões de 200 ml: Femina, Breeze, Delicata e Neutralize, além de dois kits promocionais contendo Femina e Delicata (200 ml. + 100 ml). A linha infantil para o corpo todo inclui sabonete líquido de 200 ml e o kit com 200 ml + 100 ml.

A marca Dermacyd é a precursora no mercado e possui 24% de market share. Em 2023, faturou R$ 42 milhões no canal farma (dados de sell out) e vendeu 2 milhões de unidades (IQVIA, ano completo 2023) no Brasil. Este é um segmento que, só no país, movimenta anualmente mais de R$ 300 milhões nos canais farma e alimentar.

Com Dermacyd, a unidade de OTC da EMS passa a contar, entre outras, com as seguintes marcas de renome em seu portfólio: Multigrip, Lacday, Bálsamo Bengué, Energil, Caladryl e Penvir Lábia.

Aquisição na América Latina

Como parte da mesma transação, a EMS também adquiriu a linha de sabonetes íntimos no México, Peru e Argentina, países onde Dermacyd é comercializado sob a marca Lactacyd. “O movimento reforçou a estratégia da empresa de expandir o seu processo de internacionalização também por meio da compra de grandes marcas de produtos”, afirma Cinthia Ribeiro. No dia 1º de fevereiro, a EMS também assume total responsabilidade pela gestão da operação do produto nesses três outros mercados.

Dermacyd e Lactacyd alcançam, na América Latina, um volume de vendas anual de 9,2 milhões de unidades e faturam € 19,7 milhões de euros. O Brasil e o México, onde são fabricados Dermacyd e Lactacyd, são os principais mercados do produto, com 42% e 53% de representatividade, respectivamente. Na sequência, aparecem Peru, com 3%, e Argentina, com 2%.

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 18 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 60 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Esclarecimento

A área Empresas em Foco publica notícias elaboradas e enviadas pelas empresas associadas ao Sindusfarma; seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade das empresas e não reflete anuência nem posições ou opiniões da entidade.