05/12/2019
Em Brasília, Evidências de Vida Real (RWE) são tema de encontro internacional

O Sindusfarma e a Anvisa realizaram o Seminário “Real World Evidence (RWE)”, sobre a utilização dos dados obtidos em medicamentos que estão no mercado para complementar os estudos de segurança e eficácia clínica tradicionais.

O encontro discutiu conceitos e o avanço desse tema que está ganhado espaço internacionalmente com a evolução das tecnologias (machine learning), banco de dados (Big Data) e inteligência artificial. O evento foi realizado em Brasília, nesta terça (3) e quarta (4).

A utlilização do RWE no regisro e pós-registro de medicamentos foi um dos temas abordados por Andrew Stewart, da Sanofi

Andrew Stewart, da Sanofi, e Andrew Emmet, da Pfizer, compartilharam seus conhecimentos e experiências práticas na aplicação destas informações para registro, pós-registro como novas indicações de medicamentos sob prescrição ou OTC, incorporação de novas tecnologias e etc.

Douglas Morais, do Aché, destacou os avanços na área de RWE, além de compartilhar experiencias práticas e os desafios para a aplicação pelas empresas em produtos bem estabelecidos.

Alexander Liede, da Abbvie, enfatizou a importância de informações robustas e da validação dos dados utilizados e metodologias estatísticas bem definidas.

O gerente geral da Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa (GGMED/Anvisa), Gustavo Mendes, falou sobre o interesse da Agência no tema, expôs a preocupação das autoridades sanitárias, os benefícios destes modelos de estudos para a comprovação de qualidade e efetividade dos produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Guilherme Julian, do IQVIA, e Bruno Scarpellini, da Techtrials, já atuam neste segmento e mostraram a evolução rápida destes conceitos e as inúmeras possibilidades de aplicação.

Alexandre Chiavegatto, da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA/USP), demonstrou a utilização para predição e confirmação de evidências e destacou como principal benefício a possibilidade de melhor alocação de recursos.

Gustavo Mendes (GGMED/Anvisa) falou sobre como o RWE auxilia na comprovação da efetividade dos medicamentos sujeitos à vigilância sanitária