21/06/2022
Metas alcançadas pelo Sistema Logmed são destaque de evento comemorativo do Mês do Meio Ambiente
Para celebrar o Mês do Meio Ambiente e divulgar os resultados já alcançados pelo Sistema Logmed, de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares de Uso Humano, Vencidos ou em Desuso, e suas Embalagens, o Sindusfarma realizou um evento com a participação de autoridades da área ambiental e lideranças da cadeia farmacêutica nesta segunda-feira (20).
Palestrantes reunidos na abertura de evento comemorativo do Mês do Meio Ambiente

Ao abrir a mesa redonda sobre o Sistema Logmed, o advogado especializado em Direito do Ambiente e Direito dos Resíduos Fabricio Soler destacou as metas alcançadas pelo sistema em menos de um ano de implementação: 3.600 pontos de coleta em farmácias espalhadas em 21 Estados e o Distrito Federal, cerca de 70 milhões de usuários alcançados e 53 toneladas de resíduos coletados e destinados de forma ambientalmente adequada. “[Os gestores do Sistema Logmed] podem se orgulhar dos números robustos. São números superlativos que demonstram a articulação do setor farmacêutico”, disse Soler.

Oscar Yazbek, da Abafarma, citou os 200 centros de distribuição instalados à disposição do sistema de logística reversa para receber os medicamentos vencidos das farmácias e encaminhá-los para a destinação final. “Demoramos no planejamento, mas estamos avançando rápido na execução”.

Francisco Rodrigues, da Abrafarma, mencionou os 10 mil farmacêuticos treinados para orientar a população sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso. “É uma conquista da população e do setor farmacêutico, que pode contribuir muito com a preservação do meio ambiente”.

Diego Silva, do Sindusfarma, ressaltou o grande envolvimento do setor na implementação do Sistema Logmed, citando as 100 reuniões pelo Comitê Técnico Operacional e as 15 plenárias de alinhamento com a ABNT realizadas em curto prazo. “É uma vitória do setor farmacêutico, consumidores e pacientes”.

Evolução

“A indústria farmacêutica evoluiu muito na oferta de produtos seguros e de qualidade e agora o novo desafio é cuidar da preservação do meio ambiente”, disse a diretora Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindusfarma, Rosana Mastellaro, ao sintetizar o compromisso de toda a cadeia farmacêutica no Sistema Logmed.

Convidada especial do evento, a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, mostrou a evolução do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR). Ela salientou a importância do acordo para o recolhimento de medicamentos em desuso firmado pelo setor farmacêutico com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo e Cetesb.

A gerente de Meio Ambiente da Eurofarma, Isamara Garcia Freitas, apresentou as atividades sustentáveis desenvolvidas pela empresa que buscam o desenvolvimento da sociedade, com equilíbrio econômico, social e ambiental.

O diretor da Optionline, Luiz Grossmann, falou sobre os diversos mecanismos de compensação ambiental oferecidos no mercado financeiro para neutralizar e reduzir as emissões de carbono.

Também participou do encontro o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.