“Somos um setor vital e estratégico, geramos qualidade de vida e riqueza”
No discurso alusivo aos 90 anos de fundação do Sindusfarma, na cerimônia realizada no Clube Atlético Monte Líbano na noite de 26 de abril, o presidente do Sindusfarma, Omilton Visconde Junior, falou da contribuição da entidade e da indústria farmacêutica para a promoção da saúde e para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
O presidente do Sindusfarma, Omilton Visconde Junior, discursa durante a cerimônia
“Somos uma entidade que desde os anos 30 do século passado se dedica, ativamente, à tarefa de representar um setor complexo e fascinante, sem o qual é impossível construir uma sociedade produtiva e equilibrada”, afirmou. “[Somos] um setor dinâmico e na vanguarda científica e tecnológica, sem o qual é impossível organizar uma sociedade capaz de tirar pleno proveito de seus talentos e suas potencialidades”.
Veja abaixo a íntegra do pronunciamento de Omilton Visconde Junior:
Senhoras e Senhores,
Nesta noite de homenagens e reconhecimentos,
E, especialmente, nesta cerimônia que marca formalmente as comemorações dos 90 anos de fundação do Sindusfarma,
É sempre um prazer e uma honra receber colegas do setor farmacêutico, parceiros de nossa entidade, líderes setoriais e figuras de tão marcante contribuição para a promoção da Saúde no Brasil.
“Mais antigo que o Ministério da Saúde”.
A menção no vídeo que acabamos de assistir sintetiza a história e a missão do Sindusfarma:
Seu compromisso permanente com o desenvolvimento da indústria farmacêutica instalada no país e a oferta de medicamentos modernos, seguros e de qualidade para a população,
Sua interlocução e colaboração permanentes com as autoridades sanitárias e econômicas,
Sua parceria com as instituições médicas e centros de pesquisa no esforço permanente de aprimorar tratamentos e inovar.
Sua permanente adesão ao ambiente democrático e ao Estado de Direito.
As autoridades homenageadas nesta edição do Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico personificam essa relação profícua, republicana e de respeito mútuo que o Sindusfarma tem cultivado ao longo de sua trajetória.
Aproveito para enviar minhas saudações para a ministra Nísia Trindade e o presidente da Anvisa Antonio Barra Torres, que não podem estar conosco hoje – receberão suas comendas numa outra ocasião – e cumprimentar os novos comendadores Meiruze Freitas e Dimas Covas, aqui presentes.
Durante a pandemia, numa situação dramática e urgente, e agora, na pós-pandemia, essa relação estreita e proveitosa para todos foi reforçada.
A iniciativa dos laboratórios farmacêuticos envolvidos no desenvolvimento e na rápida produção das vacinas contra a Covid-19 foi e continua sendo fundamental.
A independência e a capacitação da Anvisa foram – e são - fundamentais.
O papel articulador do Poder Público foi e será sempre fundamental.
Esse exemplo de colaboração exitosa aponta o caminho para políticas estruturantes – políticas de Estado – que impulsionem o complexo econômico da saúde no Brasil.
O “solo fértil” para deslanchar esta dinâmica já existe.
Empreendedorismo há.
Conhecimento há.
Mercado há.
Inovação há.
As personalidades a quem rendemos tributo esta noite são prova de como a capacidade de realização, a inteligência e a criatividade, quando aplicados corretamente, produzem bem-estar e progresso social e econômico.
E, sem falsa modéstia, em 9 décadas de atuação, o Sindusfarma pode reivindicar sua parcela de contribuição nessas conquistas.
Pois uma nação próspera não se faz sem uma indústria forte.
E nenhuma nação desenvolvida se faz sem uma cadeia produtiva farmacêutica forte!
Esta é a causa que norteia a entidade que me orgulho de presidir.
O Sindusfarma sempre acompanhou as mudanças; ainda mais nesses tempos de transformação acelerada.
O recém-aprovado planejamento estratégico da entidade reafirma nossos valores e aponta para o futuro. Destaco algumas ações: desenvolver novos serviços para os associados, avançar na geração e disseminação de conhecimento, impulsionar os processos de digitalização e internacionalização, ampliar a interlocução com o Poder Público e com segmentos estratégicos da área da Saúde. Sempre norteados pelo propósito maior de promover o acesso a medicamentos cada vez melhores e mais eficazes.
A nova sede do Sindusfarma, que está em fase de construção no histórico endereço da Vila Olímpia e será inaugurada em meados do ano que vem, incorpora essa modernidade: seu arrojado projeto arquitetônico expressa a inovação e a importância da indústria farmacêutica.
Somos uma entidade que desde os anos 30 do século passado se dedica, ativamente, à tarefa de representar um setor complexo e fascinante, sem o qual é impossível construir uma sociedade produtiva e equilibrada.
Um setor dinâmico e na vanguarda científica e tecnológica, sem o qual é impossível organizar uma sociedade capaz de tirar pleno proveito de seus talentos e suas potencialidades.
Somos um setor vital e estratégico. Seja no Brasil, seja no mundo.
Geramos qualidade de vida e riqueza.
Assim, no momento em que festejamos o 90º aniversário do Sindusfarma, quero reafirmar, em nome da Diretoria e das 550 empresas associadas à entidade, nosso compromisso histórico de continuarmos trabalhando em prol da saúde da população brasileira e do desenvolvimento social e econômico do país.
Viva o Sindusfarma! Viva a indústria farmacêutica!