23/08/2023
Grupo 'Mulheres do Brasil' e 'Sistema LogMed' lançam a campanha "Remédios: Não usou, descartou"

Com o apoio do Sistema LogMed (Sistema de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares de Uso Humano, Vencidos ou em Desuso), o "Grupo Mulheres do Brasil", presidido pela executiva Luiza Helena Trajano e composto por mais de 120 mil mulheres, lançou a campanha "Remédios: Não usou, descartou", com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte consciente de medicamentos de uso humano, vencidos e não utilizados, para a preservação do meio ambiente.

Representando o Sistema LogMed, participaram do evento de lançamento, no dia 10 de agosto: Fabricio Soler, consultor jurídico do Grupo de Acompanhamento de Performance (GAP), e Serafim Branco, integrante dos comitês Técnico Operacional (CTO) e de Comunicação.

Confira abaixo a palestra de Fabricio Soler, consultor jurídico do GAP, e também a íntegra da apresentação de lançamento da campanha:

Sistema LogMed

O Sistema Logmed é fruto de uma parceria do setor farmacêutico com o Ministério do Meio Ambiente, Estados e Municípios, baseada no Decreto Federal nº 10.388/2020. Abrangendo 26 Estados e o Distrito Federal, o Sistema tem o objetivo de dar a destinação ambientalmente correta aos Medicamentos Domiciliares de Uso Humano, Vencidos ou em Desuso, e suas Embalagens, após seu descarte pelos consumidores.

Atualmente, o Sistema LogMed é gerenciado por 16 entidades do setor farmacêutico, entre elas o Sindusfarma, que representam os principais elos do segmento: indústria, distribuição e varejo.