Programação

Compartilhe:
Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem com aplicação da regulamentação na cadeia farmacêutica
Data de Início
16/06/2021 às 08:30
Data de Término
16/06/2021 às 17:30
Associado
R$ 720,00
Não-associado
R$ 1.440,00
Local
Plataforma Zoom
Carga Horária
8 horas
Inscrições encerradas.

Objetivos

Em 16 de março de 2021 entrou vigor o novo marco regulatório de Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de medicamentos no Brasil, conforme preconizado pela RDC nº 430/2020. Esta norma foi atualizada seguindo os padrões internacionais de qualidade, assim como os conceitos dispostos pelo WHO (World Health Organization) e PIC/S (Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme). O principal objetivo dessa publicação foi preencher um gap regulatório, especialmente em relação às boas práticas de transporte de medicamentos adotadas no Brasil. Além disso, houve a harmonização dos conceitos estabelecidos pela RDC 301/2019, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

O objetivo desse workshop é tratar dos principais conceitos de boas práticas relacionados ao processo de armazenagem, distribuição e transporte de medicamentos e apresentar abordagens técnicas referente ao mapeamento e qualificação das áreas armazenagem, gerenciamento de medicamentos de cadeia fria, mapeamento de rotas e monitoramento de temperatura.

 

Público-alvo

Profissionais que atuam em todos os elos cadeia nas áreas de Qualidade, Logística, Supply Chain e áreas afins das indústrias farmacêuticas, operadores logísticos, distribuidores, transportadoras e fornecedores de soluções para transporte e armazenagem de medicamentos.

 

Programação

Hora

Tema

Palestrante

08:30 – 08:40

Abertura

Rosana Mastellaro

Sindusfarma

08:40 – 10:40

Novos conceitos de boas práticas trazidos pela RDC 430/2020

Kleber Fernandes

Solistica

10:40 – 11:00

Intervalo

NA

11:00 – 12:30

Boas práticas de Armazenagem, com foco em qualificação de áreas

Fabrício dos Santos

Solistica

12:30 – 14:00

Almoço

NA

14:00 – 15:30

Soluções para controle de temperatura, atendendo aos Art. 64 e 84 da RDC 430/2020

Liana Montemor

Grupo Polar

15:30 – 15:50

Intervalo

NA

15:50 – 17:20

Monitoramento e mapeamento térmico de rotas, com foco no Art. 89 da RDC 430/2020

Kleber Gomes

Azbil Telstar

17:20 – 17:30

Encerramento

Rosana Mastellaro

Sindusfarma

 

Palestrantes

Fabrício dos Santos

Gerente de Engenharia e Qualidade Solistica. Engenheiro de Produção Mecânica com vasta experiência em Logística Farmacêutica. MBA em Gestão de Negócios e Negociação e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança e Coaching. PMO coorporativo dos Projetos de Cold Chain, Qualificações & Validações. Green Belt / Six Sigma pela UNICAMP. Mais de 10 anos de vivência em Supply Chain.

 

Kleber Fernandes

Diretor de Qualidade e Gestão Técnica Solistica. Farmacêutico pós-graduado em Docência, Logística Empresarial, Supply Chain e Logística Farmacêutica. Autor dos Livros (1) Logística Fundamentos e Processos; (2) Logística um Enfoque Prático; (3) Logística de Produtos Veterinários. Farmacêutico Responsável Técnico da empresa BASF. Professor Universitário nas instituições UNISAL-SP, FAG-PR, FOC-SP, EMESCAN – ES. Coordenador do Grupo de Trabalho de Logística de Produtos de Interesse a Saúde – CRF-SP. Coordenador da Comissão de Logística Farmacêutica do SINDUSFARMA.

 

Kleber Gomes

Engenheiro de computação, especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Armando Alvares Penteado, com experiência profissional em unidades fabris, de indústrias farmacêuticas e cosméticas nacionais e multinacionais de grande porte. Possui 16 anos atuando em consultoria nas áreas de Qualificação de Equipamentos, Qualificação de Transportes e Calibração. Ministra treinamentos nas áreas de Qualificação Térmica, Sistemas de esterilização, Qualificação de Transportes e de Equipamentos.

 

Liana Montemor

Diretora Técnica e Estratégica em Cold Chain do Grupo Polar. Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduada em Cosmetologia pela Universidade Oswaldo Cruz. Docente do curso de Pós-graduação em Logística Farmacêutica da Universidade Santo Amaro – UNISA. Docente e Coordenadora técnica do Curso Intensivo de Cadeia do Frio do Instituto Racine. Vice-presidente da ISPE afiliada Brasil (2015/2016) e do Comitê de Cadeia Fria da ISPE. Coordenadora e coautora do Livro “Manual Brasileiro de Boas Práticas de Cadeia de Frio” – ISPE Brasil. Líder do Comitê Women in Pharma da ISPE Brasil. Membro do Comitê Executivo de Logística do Sindusfarma. Coautora do Livro “Cadeia Fria: Guia Sindusfarma para a Indústria Farmacêutica”. Líder do Comitê de Logistica Farmacêutica da Abralog. IATA CEIV Pharma Validador Independente.

 

 

Organização

 

Apoiadores

   

Adicionar lembretes
Voltar
Subir ao Topo

Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos

Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2021