Workshop: Redefinindo o papel do MSL em um mundo em transformação
Dias
23/11/2021 das 18:00 às 20:00
24/11/2021 das 18:00 às 20:00
Associado
R$ 540,00
Não-associado
R$ 1.080,00
Plataforma Zoom
Informação Importante
O link para ingressar no curso será enviado um dia antes do curso
Carga horária
4 horas
Inscrições encerradas.

Objetivos

Este workshop tem como objetivos mostrar o perfil profissional e as atividades desenvolvidas pelos MSL (Medical Science Liaison) nas indústrias farmacêuticas, assim como os desafios envolvidos na gestão e gerenciamento destas atividades pelas áreas científicas destas empresas.

A tarefa básica desempenhada por este grupo refere-se à difusão e discussão de conceitos científicos junto aos médicos e profissionais de saúde, sendo um dos requisitos básicos para esta função a formação em áreas científicas relacionadas à saúde. Sua presença é mencionada a partir de meados da década de sessenta nos EUA, sendo que sua diferença básica, em relação às atividades desempenhadas por propagandistas, consiste na não realização de promoção de medicamentos.

Recentemente nota-se, localmente, um aumento significativo no número de MSLs, principalmente nas empresas que comercializam produtos com foco em oncologia, medicina intensiva, neurologia e doenças raras entre outras. Isto decorre da sofisticação e carga de informações científicas atreladas aos novos medicamentos que têm como objetivo a sua utilização por prescritores altamente especializados. Nestes casos a promoção de medicamentos realizada de forma massiva perde espaço para a abordagem científica em razão de métodos de detecção tratamento mais assertivos e da diferenciação de pacientes com diagnósticos iniciais similares.

Deste modo, o participante terá ainda a oportunidade de conhecer e discutir as características, desafios, utilidade e aplicabilidade dos MSLs no momento atual da indústria farmacêutica, assim como sua inserção no ambiente empresarial, ampliando assim suas competências nas demais áreas relacionadas ao negócio industrial farmacêutico.

Reserve sua agenda e faça já a sua inscrição!

Público Alvo

Evento destinado aos profissionais que tenham interesse em aprimorar competências visando atuar como MSLs, assim como profissionais que atuam na gestão de times de campo ligados à Medical Affairs junto à indústria farmacêutica e demais interessados em desenvolver competências relacionadas a estas áreas.

23 de Novembro 2021

Hora

Palestrante

18:00 – 18:05

Abertura

Fábio Moreira

18:05 – 18:35

Os desafios e o valor do MSL em um novo mundo

Carlos Eid

18:35 – 19:05

Perfil e Características do Medical Science Liaison (MSL) na Indústria Farmacêutica Brasileira: Perspectivas Locais.

Luis Lopez Martinez

19:05 – 19:35

Orientação estratégica, gerenciamento do tempo, métricas e definição de objetivos para os MSLs

Mario Bochembuzio

19:35 – 20:00

Q&A

Moderadores: Marcos Nitatori e Hélio Miranda

24 de Novembro 2021

Hora

Palestrante

18:00 – 18:05

Abertura

Fabio Moreira

18:05 – 18:35

Caminhos de diferenciação no ambiente digital

Estevão Rizzo

18:35 – 19:05

Visão estratégica de acesso e importância da contribuição dos MSLs

Sílvia Sfeir

19:05 – 19:35

Educação Médica no universo híbrido

Ariovaldo Aberto da Silva

19:35 – 20:00

Q&A

Moderadores: Fernanda Longo e Tatiane Rodrigues

Palestrantes

Ariovaldo Alberto:

Coordenador Serviço Neurologia. Hospital Universitário São José da Faculdade de Ciências Médicas, HUSJ, Brasil. Médico Assistente do Ambulatório de Cefaléias do Serviço de Neurologia.; Pesquisa e desenvolvimento (Epidemiologia da Cefaleia; Tratamento de cefaleias primárias). Professor de Neurologia. Unifenas, UNIFENAS, Brasil. Atualmente CEO e Fundador Synapse Consultoria e Treinamento.

Carlos Eid

Global Head Field Medical Excellence na Novartis. Graduado em medicina pela universidade de Balamand/ Líbano com mais 12 anos de experiencia na indústria farmacêutica globalmente tendo atuado em empresas como Sanofi e Novartis.

Estevão Rizzo

Empresário, sócio e diretor de marketing da Destrave Assistência (destrave.se), sócio e diretor de expansão na agência 80 20 Marketing (8020mkt.com.br), pós-graduado em marketing e vendas, professor de pós-graduação e extensão em instituições como FGV, FAAP e Digital House.

Luis Lopez Martinez

Professor e Coordenador dos Módulos de Pesquisa Clínica e Medical Affairs da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pesquisa Clínica e Medical Affairs e Gerente de Pesquisa Clínica no EPECLIN – Hospital das Clinicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Farmacologia pela Universidade de São Paulo - USP.

Mario Bochembuzio

Graduado em medicina pela UNIFESP, com pós-graduação em alergia e imunologia pela UNIFESP e MBA pela FIA-FEA USP. Possui ampla experiência na indústria farmacêutica tendo liderado equipes nas áreas de medical affairs, pesquisa clínica e regulatória em empresas como AZ, Roche, MSD, GSK, J&J, Aché, Pfizer. Atualmente faz parte do corpo clínico do HIAE e é consultor sênior na área de medical affairs da empresa TechTrials.

Silvia Sfeir

Mestre em Administração de Empresas pela FECAP e Pós Graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Possui diversos cursos no exterior na Columbia University, Wharton e American Marketing Asso- ciation. Possui vasta experiencia internacional em marketing, vendas, relações institucionais, B2G e Acesso em diversos setores: serviços, agrícola, shipping e farmacêutica. na farmacêutica tem passagens pela Searle, Pharmacia, Wyeth ( Pfizer), BMS e Novartis. Foi professora de pós graduação em Planejamento Estratégico na ESPM. Atualmente é professora de Planejamento Estratégico e Marketing da pós graduação do INSPER e Insti- tuto Butantan e Diretora de Acesso, Advocacy, HEOR, Comercialização e Pricing da Bayer S/A

Organização

Isabely Oliveira

Inscrições somente online: sindusfarma.org.br

Aviso/Advertência

Sindusfarma é uma entidade que preza pelas boas práticas associativas, respeita e se submete ao ordenamento jurídico vigente, especialmente aos ditames da lei nº 12.529, de 30 de novembro de 2011 – Lei de Defesa da Concorrência.

Todas as nossas reuniões têm como objeto principal a resolução de problemas comuns de nossos associados, com o trabalho voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do ramo industrial farmacêutico.

Esta reunião não incluirá em sua pauta qualquer item que possa representar prática anticoncorrencial, ficando imediatamente vedada qualquer manifestação que possa ferir a Lei de Defesa da Concorrência.

O Sindusfarma não se responsabiliza pelos assuntos tratados e por decisões tomadas em reuniões nas quais seus colaboradores, empregados ou prestadores de serviço delas não participem.

Assim, fica terminantemente proibida qualquer manifestação que possa, direta ou indiretamente:

• Promover troca de informações comerciais sensíveis ou que possam ser consideradas como informações sensíveis, assim como: preços;
    margens operacionais e de lucros; níveis de produção; planos de marketing; estratégias de mercado; planos de crescimentos; políticas
    de descontos, custos, clientes.
  • Induzir comportamento uniforme de maneira a inibir a concorrência no mercado.
  • Levar a acordos que de alguma forma aumentem as barreiras à entrada no mercado ou excluam concorrentes de forma injustificada.

Adicionar lembretes