A Indústria Farmacêutica é uma das que mais dispõe de dados relacionados a Marketing, originados por médicos, farmácias, distribuidores, produtos da empresa e concorrentes, dentre outros, associados a territórios e a colaboradores de campo, ao longo do tempo.
Diante dessa profusão de dados, torna-se um valioso fator competitivo a capacidade de analisar dados de uma empresa, transformando-os em informações relevantes, que gerem insights para um melhor processo de tomada de decisões em Marketing, fortalecendo assim a cultura da equipe em Data Driven Marketing.
Em geral, os times de Business Intelligence (BI) das empresas, estratégicos para subsidiar o processo de tomada de decisões em Marketing, produzem abrangentes análises descritivas com grande frequência; são menos comuns as análises explicativas, relativamente escassas as análises preditivas e, em consequência, as recomendações prescritivas. Assim, muitas empresas utilizam de forma incompleta o grande potencial das diversas bases de dados do setor.
O objetivo do webinar Aplicações de Marketing Analytics para a Indústria Farmacêutica é apresentar e discutir, através de exemplos e casos práticos de análise de dados, as principais técnicas e modelos estatísticos da área.
Esse curso se destina a Diretores de Unidades de Negócios e de Marketing, Gerentes de Marketing e de Produtos, Gerentes e Coordenadores de Business Intelligence e Profissionais de Marketing da Indústria Farmacêutica, que busquem conhecer melhor as principais técnicas de Marketing Analytics aplicáveis no setor.
Hora |
Tema |
Palestrante |
14:00 – 14:30 |
Introdução a Marketing Analytics - O que é Marketing Analytics - Pesquisas de Marketing e Escalas - Bases de dados em Marketing Farma - Estatística e softwares atuais |
Carlos Bara |
14:30 – 15:30 |
Apresentação de exemplos e casos - Aplicações de Análise de Clusters - Aplicações de Regressão Linear - Aplicações de Regressão Logística - Aplicações de Mapas Perceptuais |
Carlos Bara |
15:30 – 16:00 |
Sessão de Q&A |
todos |
Carlos R. F. Bara
Doutor em Administração de Empresas (2018) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA / USP). Mestre em Administração de Empresas (2010), Estratégias de Marketing, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), Fundação Getulio Vargas (FGV). Graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica, Universidade de São Paulo (USP).
Professor de Marketing Estratégico e Analítico do Insper desde 2011, nos cursos de graduação em Administração de Empresas, pós-graduação (MBA) e formação executiva. É um dos professores do curso online "Introdução ao Marketing Analítico" oferecido pelo Insper na plataforma Coursera.
Foi diretor de Unidades de Negócios, com foco em Marketing e Vendas, em grandes empresas dos setores farmacêutico e de produtos de higiene pessoal. Desde 2007 atua como consultor de Marketing.
Ao término do curso os participantes presentes receberão certificado de presença.
O link para ingressar em sala será enviado um dia antes do início do curso, após as 16h.
Ficou com alguma dúvida? Acesse: sindusfarma.org.br/programa-educacional/duvidas-frequentes
Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos
Todos os direitos reservados - Sindusfarma 2023