Programação

Compartilhe:
Treinamento para a CIPA sobre Assédio, Ofensas e Riscos Psicossociais
Dias
10/08/2026 das 09:00 às 12:00
12/08/2026 das 09:00 às 12:00
14/08/2026 das 09:00 às 12:00
Associado - Online
R$ 600,00
Não-associado - Online
R$ 1.200,00
Local
Plataforma Zoom
Carga horária
9 horas
Para se inscrever neste evento é necessário autenticar-se.

Sobre o curso

Em conformidade com a NR-5, item 5.7.2, alínea “h”, este treinamento tem como objetivo capacitar os cipeiros para atuar de acordo com as determinações da Lei nº 14.457/22, que ampliou o papel da CIPA na prevenção e no combate ao assédio e a outras formas de ofensa no ambiente de trabalho. O conteúdo aborda os principais tipos de ofensas no trabalho, técnicas de solução de conflitos, ações de prevenção, fortalecimento do clima organizacional, apoio ao Canal de Denúncias e ao Comitê de Ética, além da atuação da CIPA na redução do passivo trabalhista e sindical.

Para quem se destina

Evento destinado aos Cipeiros, integrantes do SESMET, gerentes, engenheiros, supervisores e assistentes de EHS/SST, analistas de RH, advogados trabalhistas e sindicais, prepostos e demais profissionais ligados às áreas de Compliance, Saúde e Segurança, Gestão de Pessoas e das Relações com Empregados, interessados em desenvolver competências relacionadas a essas áreas e temas.

Programação

Dia 1 - 10/08
Hora Tema Palestrante
09:00 – 09:05  Abertura
09:05 – 10:30  • Aspectos importantes sobre a motivação e nascimento da Lei 14.547/22
• Capacitação para conscientização e sensibilização dos empregados sobre os aspectos básicos das principais formas de assédio e ofensas no ambiente de trabalho 
Marcelo Pinto
10:30 – 10:40  Coffee Break 
10:40 – 12:00  • Gestão dos Conflitos Internos (aplicação das principais técnicas de mediação e conciliação) Marcelo Pinto
Dia 2 - 12/08
Hora Tema Palestrante
09:00 – 09:05  Retomada
09:05 – 10:30  • Assédio Moral (o que é e o que não é!)
• Assédio Sexual vs Importunação Sexual (conceito penal e trabalhista)
• Formas de microagressões morais e outros tipos comuns de assédio 
Marcelo Pinto
10:30 – 10:40  Coffee Break 
10:40 – 11:45  • Preconceito vs Discriminação no Trabalho
• Injúria Racial
• Racismo Recreativo 
Marcelo Pinto
11:45 – 12:00  Feedback e Encerramento
Dia 3 - 14/08
Hora Tema Palestrante
09:00 – 09:05  Retomada
09:05 – 10:30 • Os princípios dos Direitos Humanos no Trabalho
• Preconceito no Trabalho
• Xenofobia, intolerância religiosa, etarismo, estigmatizações (doentes e PcDs), diversidade estética (obesos, tatuados etc.), homofobia e crimes de gênero.
Marcelo Pinto
10:30 – 10:40  Coffee Break 
10:40 – 11:45  • Transparência e igualdade salarial entre homens e mulheres (igualdade vs equidade)
• Como proteger a empresa (protocolo para julgamento com perspectiva de gênero)
• Riscos psicossociais 
Marcelo Pinto
11:45 – 12:00  Feedback e Encerramento

Palestrantes

imagem
Marcelo Pinto

Graduado em Direito e Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie. Advogado, Consultor em Recursos Humanos, Negociador Sindical e Mediador de Conflitos Empresariais Trabalhistas Privados e Judiciais. Desenvolveu sua carreira na gestão jurídica e de RH em empresas do ramo farmacêutico, químico e metalúrgico, tendo integrado a comissão de negociação do Sindusfarma. Atualmente está à frente da MP Assessoria Trabalhista e Sindical.

Certificação

Ao término do curso os participantes presentes receberão certificado de presença. 

Link de acesso a sala

O link para ingressar em sala é enviado automaticamente após a inscrição do curso.

Dúvidas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Acesse: sindusfarma.org.br/programa-educacional/duvidas-frequentes

Organização

Voltar
Subir ao Topo