Calendário de Atividades

RBIF | Webinar: Recursos Financeiros para o Desenvolvimento de Tecnologias Advindas de Propriedade Intelectual
Data de Início
14/08/2023 às 10:30
Data de Término
14/08/2023 às 12:00
Associado - Online
Gratuito
Não-associado - Online
Gratuito
Local
Plataforma On-line (Microsoft Teams)
Informação
O link de acesso à reunião será enviado um dia antes da reunião e mediante a inscrição prévia
Inscrições encerradas.

Sobre o Webinar

Disponibilizar informações sobre o edital da FINEP de Propriedade Intelectual para que haja maior conhecimento da chamada, além de dar visibilidade de patentes para que as empresas utilizem do mecanismo. Além disso, será discutido o processo de disponibilização de informações das Pis entre NITs e INPI.


Para quem se destina

Empresas que possuam interesse em aquisição de Propriedade Intelectual e financiar as atividades de transferência de tecnologia; Universidades/Pesquisadores que possuam PI e possuem interesse em divulgar/comercializá-las.


Programação

Hora

Tema

Palestrante

10:30 – 10:35

Abertura

Rosana Mastellaro
Sindusfarma

Marcio de Paula
RBIF 

 

 

10:35 – 12:00

 

 

Recursos financeiros para alavancagem de tecnologias advindas de Propriedade Intelectual

Andrea Bentes Leal
Finep

Juliana Crepalde
UFMG

Hélio Santa Rosa Costa Silva
INPI

12:00

Encerramento

Dr. Júlio Moreira 
Presidente INPI

 

Palestrantes

Andrea Bentes Leal – Gerente do Departamento Regional Sudeste (FINEP)

Hélio Santa Rosa Costa Silva – Farmacêutico (UFRN), Mestre em Química (UFRN) e Doutor em Fármaco e Medicamentos pela FCF USP. Desde 2007 é examinador de patentes no INPI na Divisão de Fármacos 1. Atualmente é chefe do CEP INOVAR INPI SERGIPE. Tem articulado com parceiros dos ecossistemas de inovação local e regional uma melhor forma de desenvolver e disseminar a cultura da propriedade industrial (PI). Nos últimos anos realizou diversas palestras em ambientes de inovação como ICTs, Parques Tecnológicos, dentre outros. Também tem realizado mentorias com grupos de pesquisas destas ICTs visando aprimorar a redação de pedidos de patentes de acordo com à LPI e diretrizes de exame do INPI.

Juliana Crepalde – Doutora em Inovação Tecnológica e Mestre em Direito Internacional Público, ambos pela UFMG. Coordenadora Executiva da CTIT-UFMG. É docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Inovação. Tecnológica da UFMG e Diretora Técnica do FORTEC- Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (gestão 2021-2022 e 2022-2024)

Dr. Júlio Moreira – Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Foi Diretor de Administração de 2018 até janeiro de 2023, e Diretor de Patentes do INPI por 07 anos, até junho de 2018. Antes disso atuou como Assistente Técnico da Diretoria de Patentes no período de 2008 a 2011. Foi Chefe Substituto na Divisão de Química I de 2003 a 2007. É pesquisador em Propriedade Industrial, tendo atuado como Examinador de Patentes de 1998 a 2007. Servidor Público de Carreira, possui doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É Mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Possui especialização em Engenharia de Petróleo. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1990). Trabalhou de 1993 a 1998 como Pesquisador na área de petróleo em depósitos orgânicos, equilíbrio de fases e modelagem termodinâmica, com simulações físicas e matemáticas, primeiro como pesquisador autônomo na Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP e posteriormente no Centro de Pesquisas da Petrobrás no Rio de Janeiro. Possui Especialização em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas, em Gestão de Pessoas, Liderança e Gestão Participativa, Gestão por Objetivos/Resultados.

 

Voltar
Subir ao Topo