Notícias

Compartilhe:
06/05/2025
“Personalidades que representam o que de melhor o país tem em capital humano”

Em seu pronunciamento na abertura da cerimônia de entrega do Colar Cândido Fontoura, na noite de terça-feira (6), o presidente do Conselho Diretor do Sindusfarma, Cleiton de Castro Marques, destacou a notável trajetória dos homenageados. “[Este é] um evento marcante, por juntar personalidades que representam o que de melhor o país tem em capital humano no setor farmacêutico, na medicina, no ramo hospitalar, na pesquisa científica e no Poder Público”.

O presidente do Conselho Diretor do Sindusfarma, Cleiton de Castro Marques, discursa durante a cerimônia

“Vocês são exemplos para todos nós e para as novas gerações. Simbolizam as conquistas do passado recente, a aptidão para enfrentar os desafios presentes e iluminam as potencialidades do futuro”, disse Cleiton.

Veja abaixo a íntegra do pronunciamento:

Meus amigos e minhas amigas,

Sejam bem-vindos!

É uma honra recebê-los na 10ª cerimônia de outorga do Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico.

Uma noite sempre muito especial, por reunir pessoas que fazem a diferença na área da saúde.

Um evento marcante, por juntar personalidades que representam o que de melhor o país tem em capital humano no setor farmacêutico, na medicina, no ramo hospitalar, na pesquisa científica e no Poder Público. 

Todos focados no mesmo propósito de zelar pela saúde e promover a qualidade de vida da população brasileira.

Um grande país é feito de inteligência, trabalho, perseverança, criatividade, comprometimento com a ética e os empreendimentos coletivos, sem os quais é impossível construir uma Nação forte e próspera.

São qualidades e valores que os homenageados desta noite carregam e personificam.

E, por isso, são fonte de emulação quando buscamos as coisas que dão certo em nosso país. Quando imaginamos o modelo de país que queremos construir.

A comenda Cândido Fontoura foi criada justamente para reconhecer e inspirar.

Reconhecer a inestimável contribuição de figuras como as que estão sendo homenageadas hoje.

E, tendo como referência a notável trajetória dessas personalidades, inspirar tanto os que lidam diretamente com a saúde quanto a sociedade em geral para novas e ainda mais importantes realizações.

Vocês, cuja atuação é parte indissociável da grandeza da cadeia produtiva e de distribuição farmacêutica instalada no país.

Vocês, que fazem da medicina, da pesquisa em saúde e dos hospitais brasileiros referências mundiais.

Vocês, que no exercício de cargos públicos têm tido participação destacada na elaboração de diretrizes e legislações que têm viabilizado o desenvolvimento da indústria farmacêutica e o aprimoramento do sistema de saúde em nosso país.

Vocês são exemplos para todos nós e para as novas gerações. 

Simbolizam as conquistas do passado recente, a aptidão para enfrentar os desafios presentes e iluminam as potencialidades do futuro.

Meus amigos e minhas amigas,

Assim como o Sistema Único de Saúde, o complexo econômico e industrial da saúde é um bem estratégico e um patrimônio do país. 

Ambos são fatores vitais para o bem-estar e a estabilidade social.

O complexo produtivo da saúde é também um vetor de desenvolvimento científico e tecnológico e de crescimento econômico. 

Por esta razão, devemos fortalecê-lo e impulsioná-lo.

Como parte desse ecossistema, a indústria farmacêutica instalada no país atingiu um estágio de maturidade que lhe permite liderar esse processo, seguindo a tendência observada nas principais economias do mundo. 

Mas o setor precisa dos estímulos adequados para desempenhar esse papel.

O tema foi corretamente pautado pelo governo e as discussões agora precisam ser aprofundadas. 

O Executivo, o Legislativo, as lideranças do setor produtivo e de serviços, das associações médicas e da academia devem exercitar o diálogo, a análise sem vieses e a colaboração, instaurando uma dinâmica de interlocução que possibilite a criação de uma política de Estado, a elaboração de um sistema de desenvolvimento sustentável para a cadeia produtiva da saúde.

Nesse ponto, a trajetória dos agraciados com o Colar Cândido Fontoura também é fonte de inspiração, de referência. Aponta para uma contribuição essencial que vai além dos feitos em si mesmos; alcança uma dimensão muito mais ampla: nos ensina o valor da dedicação, do profissionalismo e do estudo aprofundado, e do espírito público.

Por isso, quando penso nos complicados problemas que o Brasil ainda precisa enfrentar, e me questiono sobre nossa capacidade de resolvê-los, mantenho meu otimismo. 

Pois sei que o país pode contar com a experiência, o conhecimento e o talento de figuras do estofo, da fibra dos homenageados desta noite.

Parabéns a todos!

 

Leia também:

Voltar
Subir ao Topo