Regulamento

12. Do uso de dados, imagem e voz
  13. Imagens e Logos do Prêmio Sindusfarma de Qualidade

1. Prêmio

1.1 O Prêmio Sindusfarma de Qualidade tem como objetivo premiar as empresas fornecedoras e prestadoras de serviços que se destacaram por alcançar os padrões de qualidade exigidos pelo Setor Industrial Farmacêutico e consistirá na entrega de troféus aos vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, nos termos deste Regulamento.

1.2 Aos participantes e vencedores não serão ofertados valores em dinheiro ou nenhuma outra vantagem econômica ou diferente daquela prevista no item 1.1.

2. Participantes

2.1 Fornecedores e Prestadores de Serviços do Segmento Farmacêutico

2.1.1 Todas as empresas fornecedoras de matérias primas, máquinas e equipamentos, materiais de embalagem, materiais, equipamentos, instrumentos e serviços de controle de qualidade, além de prestadores de serviços à indústria farmacêutica poderão concorrer ao prêmio.

2.1.2 Para as empresas fornecedoras ou prestadoras de serviços associadas ao Sindusfarma a inscrição para participar é gratuita, podendo se cadastrar em quantas categorias a empresa aspira participar, e na qual, presta serviço.

2.1.3 Para as empresas fornecedoras ou prestadoras de serviços não associadas ao Sindusfarma, será cobrada taxa única de inscrição no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para que a empresa possa concorrer ao prêmio, podendo se cadastrar em quantas categorias pretender participar e que estão habilitadas a fornecer seus produtos e/ou serviços .

2.1.3.1 O pagamento do valor do item 2.1.3 não garantirá nenhuma vantagem para as empresas fornecedoras ou prestadoras de serviços não associadas ao Sindusfarma no processo de votação, verificação documental ou premiação Final.

2.1.3.2 A empresa fornecedora ou prestadora de serviços não associada ao Sindusfarma não poderá solicitar o ressarcimento de parte ou do valor total do item 2.1.3 em nenhuma hipótese, mesmo que ocorra a desclassificação em alguma etapa do Prêmio.

2.1.3.3 Caso a empresa fornecedora ou prestadora de serviços não associada ao Sindusfarma não realize o pagamento de acordo com o cronograma divulgado, terá automaticamente sua inscrição cancelada.

2.1.4 Os fornecedores e prestadores de serviços poderão se inscrever, a partir do dia de lançamento do Prêmio, conforme calendário oficial, através do site: https://sindusfarma.org.br/premio-qualidade/cronograma .

2.1.5 Os fornecedores e prestadores de serviços deverão acessar a área do site específica (Inscrição – Fornecedores) para: a) incluir sua inscrição; b) aceitar o regulamento e c) escolher a(s) categoria(s) das quais pretende participar.

2.1.5.1 A inscrição dos fornecedores e prestadores de serviços só será efetivada após a análise pela Comissão Organizadora das informações incluídas na área de cadastro pela empresa interessada em participar do Prêmio;

2.1.5.2 Com a aprovação da Comissão Organizadora, o fornecedor ou prestador de serviços receberá um e-mail do [email protected] com a solicitação da listagem dos clientes (indústrias farmacêuticas) do fornecedor ou prestador de serviços participante. A listagem deve ser encaminhada até o final da etapa de inscrição, conforme previsto no calendário oficial do Prêmio.

2.1.5.3 Caso o fornecedor ou prestador de serviços não encaminhe a listagem no prazo previsto no cronograma, a sua inscrição será automaticamente cancelada.

2.1.5.4 No caso de não aprovação da Comissão Organizadora, o fornecedor ou prestador de serviços receberá um e-mail do [email protected] com os motivos da não aprovação, baseados nos itens do regulamento.

2.1.5.4 A decisão da Comissão Organizadora é soberana e não caberá recurso ou reconsideração.

2.1.6 Todos os fornecedores e prestadores de serviços inscritos em prêmios anteriores não estarão automaticamente inscritos no Prêmio Sindusfarma de Qualidade 2024, ou seja, devem realizar todas as etapas do previstas no regulamento vigente.

2.1.7 Todos os Fornecedores e prestadores de serviços devem cumprir a etapa de inscrição no site para a confirmação/atualização dos dados cadastrais.

2.2 Requisitos prévios para inscrição ao prêmio.

2.2.1 As empresas fornecedoras e prestadoras de serviços deverão concorrer exclusivamente às categorias nas quais estão habilitadas a fornecer seus produtos e/ou serviços.

2.2.2 As empresas fornecedoras e prestadoras de serviços podem concorrer em mais de uma categoria utilizando uma única inscrição.

2.2.3 As empresas fornecedoras e prestadoras de serviços ficam total e exclusivamente responsáveis por qualquer equívoco durante o processo de inscrição, não podendo ser atribuída ao Sindusfarma qualquer responsabilidade sobre as informações incluídas pelas empresas para participação no Prêmio.

2.2.4 Empresas fornecedoras e prestadoras de serviços pertencentes às indústrias farmacêuticas e/ou do mesmo grupo econômico devem comunicar previamente a Comissão Organizadora do prêmio através do e-mail [email protected], antes de efetivar sua inscrição no site.

2.2.4.1 As empresas previstas do item 2.2.4 poderão participar da premiação, porém durante o processo de votação, será observado o que está previsto no item 4.3 deste regulamento.

2.2.4.2 Caso as empresas fornecedoras e prestadoras de serviços que estejam na condição prevista no item 2.2.4 e deixem de prestar previamente à Comissão Organizadora as informações relacionadas ao grupo econômico ou pertencentes às indústrias farmacêuticas, estarão automaticamente desclassificadas, independentemente da etapa do Prêmio.

2.3 A lista prévia das empresas fornecedoras e prestadoras de serviços concorrentes ao Prêmio Sindusfarma de Qualidade 2024 será divulgada no prazo previsto no calendário oficial.

2.3.1 Os participantes poderão contestar algum(ns) concorrente(s) que julgar(em) indevido(s), com o envio de suas considerações para a Comissão Organizadora através do e-mail [email protected], dentro do prazo previsto no calendário.

2.3.2 Caberá à(s) empresa(s) contestada(s) apresentar sua defesa, dentro do prazo previsto no calendário.

2.3.3 A manutenção da participação da(s) empresa(s) contestada(s) será decidida pela Comissão Organizadora que informará os envolvidos, cuja decisão será divulgada aos envolvidos e não caberá recurso ou revisão.

3 . Categorias

3.1. Material de Embalagem

1. Bulas;

2. Rótulos (Adesivos e Selos de Segurança);

3. Embalagens Secundárias (Cartuchos e Displays) (*);

4. Embalagens Terciarias (Caixas de embarque, etc) (*);

5 . Filmes Plásticos para Blister (PVC, PVDC e outros);

6 Laminados de Alumínio.

3.2 Matéria Prima

7. Fabricantes Nacionais de Insumos Farmacêuticos não ativos (Fabricação Local de Matérias-primas, Excipientes e cápsulas duras);

8. Importadores de Insumos Farmacêuticos não ativos (Não possui Fabricação local de Matérias-primas, Excipientes e cápsulas duras);

9 .Fabricantes Nacionais e Importadores de Insumo Farmacêutico Ativo

3.3 Prestadores de Serviços

10. Armazenagem de medicamentos

11.Terceirização de Produção e Embalagem;

12.Operação Logística de Medicamentos; Distribuição e Transporte de Medicamentos;

13. Prestação de Serviços para Produção (Validação, Calibração, Qualificação, Certificação, Equipamentos de Proteção Individual, Higienização de Uniformes, Projetos e Instalações);

14. Prestação de Serviços para Controle de Qualidade (Validação, Calibração, Qualificação, , Certificação, Projetos e Instalações);

15. Prestadores de Serviço em Despachos Aduaneiros e Logística Internacional

16. Armazenagem de Medicamentos em Recintos Alfandegados de Zona Primária e Secundária e aeroportos

17.Solução Ativa e/ou Passiva para Cadeia Fria (Container refrigerado, Caminhões refrigerados, Freezer portátil e outros sistemas de embarque automatizados, dotados de uma unidade refrigeradora mecânica; Caixas térmicas, Gelos especiais, elementos refrigerantes a base de gel, espuma, PCM e outras soluções sem utilização de meios de assistência mecânica);

18. Consultoria Técnica – Regulatória.

3.4 Máquinas e Equipamentos

19. Máquinas e Equipamentos de Produção (Fabricantes Nacionais e Importadores);

20. Softwares e soluções para equipamentos (Produção, Qualidade e Regulatório);

3.5  Materiais, Equipamentos, Instrumentos e Serviços de Controle de Qualidade

21. Terceirização de Ensaios e Análises (Prestação de Serviços de Bioequivalência, Equivalência, Estudos Clínicos e Pré-clínicos; Terceirização de Análises e Ensaios Físico-Químico-Microbiológicas; Análises toxicológicas e Análises in silico);

22. Materiais de Laboratório (Padrões, Solventes, Reagentes e Vidrarias);

23. Equipamentos de Laboratório (pHâmetros, HPLC e outros);

4 . 1ª Fase - Apuração dos Finalistas – Votação pela Internet

4.1 A primeira Fase da disputa do Prêmio é a votação realizada exclusivamente pela internet através do site: https://sindusfarma.org.br/premio-qualidade/votacao  .

4.1.1 O voto poderá ser exercido por colaborador das indústrias farmacêuticas associadas ao Sindusfarma, conforme as definições do Guia do Votante que será disponibilizado no período de votação, limitado até 20 (vinte) votantes/colaborador por CNPJ.

4.1.2 Exclusivamente colaboradores das Indústrias Farmacêuticas associadas ao Sindusfarma poderão votar nos prestadores de serviço.

4.1.3 Colaboradores das Indústrias Farmacêuticas não associadas ao Sindusfarma não poderão votar nas Empresas fornecedoras e prestadoras de serviços.

4.1.4 A relação atualizada de empresas associadas está disponível no site do Sindusfarma - https://sindusfarma.org.br/sindusfarma/associados/listagem, para consulta da empresa fornecedora e prestadora de serviços participante do Prêmio.

4.2 Para votar, os colaboradores das indústrias farmacêuticas associadas ao Sindusfarma deverão se inscrever no site e seguir as orientações da área de votação para cada categoria.

4.2.1 É de responsabilidade exclusiva do colaborador da indústria farmacêutica o cadastro para votação, sendo vedada a sua delegação para qualquer outro colaborador.

4.2.1.1 É terminantemente vedada a delegação do cadastro para votação para qualquer empresa ou pessoa a ela vinculada que esteja concorrendo ao Prêmio, situação que se confirmada ensejará a desclassificação da empresa.

4.2.2 É recomendável que o colaborador votante seja preferencialmente da área de qualidade da indústria farmacêutica.

4.3 Empresas fornecedoras e prestadoras de serviços participantes que façam parte de grupo econômico e/ou que sejam pertencentes de indústrias farmacêuticas não poderão receber votos dos colaboradores da indústria farmacêutica ou grupo da qual faça parte, conforme o item 2.2.4.

4.3.1 Os colaboradores das Indústrias Farmacêuticas que possuem Empresas fornecedoras ou prestadoras de serviços participantes que façam parte de grupo econômico e/ou que sejam de sua propriedade poderão votar nas demais categorias do prêmio.

4.4 Aos colaboradores votantes recomendamos que seu voto seja baseado na avaliação de critérios de qualidade, indicando os fornecedores e prestadores de serviço, com base no Sistema de Gestão da Qualidade, constante deste regulamento.

4.4.1. Cada colaborador votante obrigatoriamente votará em pelo menos uma categoria, para que seu voto seja computado como válido;

4.4.2 Cada colaborador votante poderá votar apenas uma vez em cada categoria;

4.4.2 Não é obrigatório o colaborador/votante votar em todas as categorias.

4.5 Considerando que o voto é voluntário, gratuito e confidencial, os colaboradores votantes das indústrias farmacêuticas não receberão qualquer vantagem ou remuneração pelo voto concedido.

4.6 O resultado dos 3 (três) finalistas ou mais (se houver empate), será obtido através da ponderação proporcional dos pontos atribuídos a cada classe durante o período de votação.

4.7 A classificação dos 3 (três) finalistas para a 2ª fase do prêmio (fase de verificação documental) seguirá a seguinte pontuação:

1º classificado – 10 (dez) pontos;
2º classificado – 1ª maior pontuação proporcional;
3º classificado – 2ª maior pontuação proporcional.

4.8 O 2º e 3º colocados terão suas notas calculadas a partir do total de votos recebidos na categoria e dividido proporcionalmente pelos votos recebidos individualmente por cada fornecedor, conforme exemplo simulado na tabela abaixo:

Fornecedor

Total Votos

= 105 ÷ 105 × 100

100,0

4.10 A apuração dos resultados será validada e informada pela Comissão Organizadora e Julgadora.

4.11 Empresas fornecedoras e prestadoras de serviços participantes que não constarem na lista classificatória, não farão parte das próximas fases: verificação documental e finalista da premiação.

4.12 É garantido o sigilo e confidencialidade de todas as etapas do processo de votação eletrônica. Os fornecedores, prestadores de serviços e a Comissão Julgadora não terão acesso às informações dos votos.

4.14 Os fornecedores e prestadores de serviços terão acesso a quantidade de votos que receberam no final do processo de votação, disponibilizado no painel do site.

4.15 A Comissão Julgadora não permitirá acesso aos fornecedores e prestadores de serviços a qualquer outra informação relacionada ao processo de votação e às notas das empresas participantes.

5. 2ª Fase - Apuração dos Vencedores –Verificação Documental

5.1 Os 3 (três) primeiros mais votados em cada categoria de fornecedores e prestadores de serviços se classificarão para a Fase de Verificação Documental pela Comissão Julgadora (auditores) do Prêmio Qualidade Sindusfarma, a qual efetuará uma avaliação de 3 (três) itens da estrutura do Sistema de Gestão da Qualidade baseado nos parâmetros do item 5.7.

5.2. A Fase de Verificação Documental irá ocorrer em duas Etapas:

a) Etapa 1– Envio de documentação para um diretório online, na qual será realizado uma avaliação prévia pela Comissão Julgadora.

b) Etapa 2 – A verificação documental online deve ocorrer em data e horário específico previamente informado aos concorrentes e será realizado em até 90 (noventa) minutos.

5.2.1 As informações sobre o processo de envio da documentação e a datas serão divulgadas apenas para os concorrentes que forem aprovados para a fase de Verificação Documental.

5.3 ETAPA 1 seguirá os seguintes procedimentos:

a) Será disponibilizado previamente um checklist especificando os documentos necessários para a verificação documental de cada parte do processo.

b) As empresas participantes terão o prazo de 7 (sete) dias corridos para realizar o upload de documentos para o diretório online, conforme previsto no calendário oficial.

c)O envio dos documentos deverá ser feito por um responsável pela empresa participante que terá acesso ao diretório, a partir de um cadastramento prévio disponibilizado pela Comissão Julgadora. Não é recomendado que seja realizado o cadastramento de novos responsáveis ou troca de responsável.

d) A responsabilidade do envio dos documentos será inteiramente da empresa participante, não podendo ser atribuída qualquer responsabilidade ao Sindusfarma.

e) Ao realizar o envio de documentos para o diretório online, o responsável de cada empresa participante deve atentar-se à inclusão de documentos de cada parte do processo (descritas no item 5.7) em suas respectivas pastas, conforme o checklist que será enviado previamente.

f)A empresa deverá organizar os documentos nas pastas corretas dentro do período previamente estipulado - 8 (oito) dias corridos, conforme previsto no cronograma. Em nenhuma hipótese será concedido prazo adicional.

g)Caso os documentos permaneçam fora das suas respectivas pastas ao final do período, a empresa participante sofrerá a seguinte penalização na pontuação: subtração de 0,15 pontos na avaliação de cada parte do processo em que os documentos não se encontrarem nas respectivas pastas.

h) Os documentos enviados ao diretório online deverão estar devidamente nomeados de acordo com seu conteúdo. Por exemplo: POP Tratamento de Desvios, Organograma Geral, etc.

i) É responsabilidade de cada empresa participante realizar o upload do checklist preenchido e assinado no diretório online no período estipulado, em sua respectiva pasta.

j) Em casos de não envio ou não apresentação da documentação requerida de uma ou mais partes do processo, será atribuída nota zero para a respectiva parte.

k) Para otimização do tempo de verificação documental, quando do envio dos documentos para o diretório online, as empresas participantes deverão incluir: uma via sem preenchimento e via(s) preenchida(s) e assinada(s), de acordo com o número determinado pelo checklist que será enviado previamente.

5.4 A ETAPA 2 seguirá os seguintes procedimentos:

a) Para cada item da verificação documental, é necessário ter pelo menos 1 (um) representante da empresa participante por sala virtual, cuja comunicação será feita no idioma português, a fim de que a verificação ocorra concomitantemente. Não é recomendável a presença de mais de 2 (duas) pessoas da empresa por sala virtual.

b) No momento da verificação online, não serão aceitos documentos demonstrados pela câmera, ou seja, que não estejam digitalizados. Os arquivos que serão analisados na verificação documental são os considerados no item 5.8, digitalizados com antecedência pela empresa participante. Apresentações inseridas no sistema da empresa são consideradas válidas, valendo-se apenas para documentos complementares, permanecendo a obrigatoriedade da inclusão dos documentos, conforme previsto no item 5.3.

c) Para as empresas participantes que estiverem concorrendo a mais de uma categoria serão acrescidos 30 (trinta) minutos adicionais para cada categoria.

5.5 A empresa de auditoria contratada garante a preservação do sigilo dos documentos apresentados pelas empresas fornecedores participantes.

5.5.1 Ficará a critério da empresa de auditoria contratada celebrar Acordo de Confidencialidade (NDA - Non-Disclosure Agreement) diretamente com os fornecedores e prestadores de serviços classificados nessa fase.

5.5.2 A celebração do Acordo de Confidencialidade é tratativa adicional entre a empresa de auditoria contratada e os fornecedores e prestadores de serviços, cujo trâmite não está relacionado ao Prêmio.

5.6 A Comissão Julgadora e a empresa de auditoria contratada não farão a retenção de nenhum documento apresentado pelos fornecedores e prestadores de serviços.

5.7 A avaliação da Comissão Julgadora e da empresa de auditoria terá como base o Sistema de Gestão da Qualidade, cujas regras são compatíveis com os padrões exigidos pelo setor e pelas recomendações sanitárias nacionais e internacionais, assegurando no mínimo:

a)atendimento às Boas Práticas de Fabricação (conforme RDC 658/2022) e de Manual da Qualidade (conforme ICH Q10 ou ISO 9001);

b)procedimentos e roteiros de produção e controle;

c)caracterização das responsabilidades gerenciais;

d)comprovação de qualificação e treinamento de funcionários;

e)procedimentos operacionais para todas as etapas de produção;

f)registros dos controles efetuados nos insumos, processo e produto terminado;

g)procedimentos e registros de calibrações de equipamentos e instrumentos;

h)procedimentos e registros de validações, quando necessário;

i)instruções e providências específicas necessárias para assegurar a qualidade do produto durante o prazo de validade;

j)procedimento de autoinspeção que avalie regularmente a efetividade e a aplicação do Sistema de Segurança da Qualidade.

5.8 Serão analisadas as seguintes partes deste processo:

1 - SISTEMA DA QUALIDADE

a)O sistema da qualidade é composto por um Manual da Qualidade, que deve descrever a Política de Qualidade da Empresa, a Missão e os Valores (se adequado), os procedimentos elaborados e utilizados, estabelece o compromisso formal da direção em relação à qualidade.

b)No Manual da Qualidade deve constar: o registro das atividades, a forma de tratamento das queixas e desvios, o atendimento ao consumidor, o treinamento constante dos funcionários, o controle do processo, os documentos de controle da qualidade e as atividades da garantia da qualidade, devidamente implementadas e definidas.

c)O Manual da Qualidade deve refletir as intenções consistentes da empresa, de que a mesma está comprometida com a qualidade dos produtos e serviços prestados aos seus clientes.

d)O Manual da Qualidade deve ser acompanhado de apresentação formal de todos os documentos, procedimentos, políticas, sistemas relacionados com o processo de obtenção de produtos e serviços e com o tratamento dado às reclamações, queixas e devoluções de produtos pelos clientes. Apenas como exemplo, em linhas gerais, o Manual da Qualidade pode conter o seguinte:

1. Introdução e o Perfil da Companhia;
        2. Políticas e Objetivos;
        3. Definições;
        4. Responsabilidades da administração;
        5. Sistemas;
        6. Organização (organograma);
        7. Auditorias internas;
        8. Análise de contratos;
        9. Controle de projetos;
        10. Documentação e controle de revisões;
        11. Validação e qualificação;
        12. Compras;
        13. Controle em processo;
        14. Inspeção de recebimento;
        15. Inspeções e testes;
        16. Produção e equipamentos;
        17. Indicação do status da inspeção;
        18. Identificação e rastreabilidade;
        19. Itens não conformes; ações corretivas e preventivas; queixas de produtos;
        20. SAC;
        21. Registros das atividades.

e)A empresa participante deve possuir um Manual de Qualidade ou semelhante que descreva todas as suas atividades praticadas em direção à obtenção de serviços e produtos com o menor índice de rejeição e retrabalho possíveis, que diretamente colaborem com a Qualidade, Segurança e Eficácia do medicamento, contribuindo para a eliminação de riscos à saúde do paciente.

f)No dia agendado para a avaliação, a empresa participante deve apresentar as evidências documentais do referido programa elencadas no checklist que será disponibilizado previamente.

2 - GERENCIAMENTO DOS DESVIOS (tratamento de não conformidades, ações corretivas e preventivas - CAPA)

a)Sistema CAPA = corrective actionpreventive action, ou ação corretiva, ação preventiva.

b)O sistema CAPA estabelece um procedimento operacional formal (por escrito) para tratar das reclamações dos clientes, a investigação de falhas e defeitos nos processos, a identificação destes problemas, a forma estruturada de buscar a solução e a prevenção de futuras reincidências.

c)A empresa participante deve ter todas as informações necessárias para demonstrar que possui um procedimento escrito, com equipe definida, que analisa, identifica e corrige os problemas oriundos de deficiências internas, erros, desvios de qualidade e falhas internas ou em terceiros, de modo que tais falhas sejam corretamente investigadas, avaliadas, identificadas e ações corretivas e preventivas sejam implementadas. Um relatório objetivo deve ser elaborado, com prazos e acompanhamento.

d)O mais importante é que o cliente seja devidamente esclarecido a respeito do problema e uma resposta clara e formal a seus questionamentos seja dada.

e)No dia agendado para a avaliação, a empresa deve apresentar as evidências documentais do referido programa elencadas no checklist que será disponibilizado previamente.

f) Para a categoria de Máquinas e Equipamentos de Produção (Fabricantes Nacionais e Importadores) e Softwares e soluções para equipamentos de Produção (Controle on-line, serialização, entre outros); as empresas deverão trazer comprovações referentes à assistência técnica.

3 - TREINAMENTO

a)A empresa deve possuir um programa anual, por escrito, sobre os treinamentos a serem efetuados com os colaboradores em todas as áreas de interesse, bem como registros por funcionário dos treinamentos já efetuados.

b)No dia agendado para a avaliação, a empresa deve apresentar as evidências documentais do referido programa elencadas no checklist que será disponibilizado previamente.

6.Critérios de Avaliação da Verificação Documental

6.1 Os critérios de avaliação pela Comissão Julgadora serão aplicados em um checklist composto de 10 (dez) questões envolvendo os 3 (três) itens do item 5.7.

6.2 Cada questão do checklist terá pontuação entre 0 e 1 (zero e um), sendo que a pontuação máxima final possível será 10. Portanto, cada nota de cada item pode variar de 0,0 a 1,0 (zero vírgula zero a uma vírgula zero).

6.3 O critério para cada avaliação de cada questão, pela equipe de verificação documental, será:

Nota

Definição

1,00

Completo, robusto, consistente (demonstra a interligação do sistema de qualidade) e demonstra cultura de melhoria contínua (utiliza ferramentas de avaliação do processo e implementa ações para melhorar seus resultados).

0,85

Completo e efetivo (consolidado, lógico, seguro), porém com oportunidades de melhorias. Apresenta cultura de melhoria contínua insuficiente.

0,70

Completo (atende aos requisitos solicitados), porém com oportunidades de melhorias. Não apresenta cultura de melhoria contínua.

0,60

Incompleto, com necessidade de melhorias gerais.

0,40

Incompleto, frágil e inconsistente, com possibilidade de comprometer a qualidade do sistema.

0,20

Incompleto, frágil e inconsistente. Compromete fortemente a qualidade.

0,00

Documento não apresentado.

6.4 Conforme inciso “f” do item 5.3, a empresa pode ser penalizada com subtração de 0,15 pontos na avaliação de cada parte do processo em que os documentos não se encontrarem nas respectivas pastas do diretório online.

7. Pontuação Final

7.1 A pontuação final da empresa participante será composta pela nota obtida na Verificação Documental e pela nota alcançada através da votação dada pelas indústrias, conforme o seguinte cálculo:

Nota final = (0,1 x I) + (0,9 x A) onde:

I = Pontuação Final da votação pela internet. = Nota da auditoria (verificação documental)

Por exemplo, Empresa AB e C estão na mesma categoria:

Empresa A: Pontuação Final da votação pela internet: 10,0 e Nota da auditoria: 7,0.
Nota final: (0,1 x 10,0) + (0,9 x 7,0) = 1,0 + 6,3 = 7,30

Empresa B: Pontuação Final da votação pela internet: 9,0 e Nota da auditoria: 8,5.
Nota final: (0,1 x 9,0) + (0,9 x 8,5) = 0,9 + 7,65 = 8,55

Empresa C: Pontuação Final da votação pela internet: 3,0 e Nota da auditoria: 10,0.
Nota final: (0,1 x 3,0) + (0,9 x 10,0) = 0,3 + 9,0 = 9,30

No exemplo acima, considerando que os três participantes sejam da mesma categoria, o vencedor seria a Empresa C.

7.2 A Validação ou Avaliação do Sistema da Qualidade de Fornecedores (Verificação Documental) não tem o caráter de determinar ou certificar fornecedores ou prestadoras de serviços, nem a intenção de estabelecer critérios de aprovação para o mercado consumidor ou suscitar qualquer mecanismo de indicação de fornecimento para as indústrias.

7.3 Os documentos e resultados gerados serão validados e referendados pela Comissão Julgadora

7.4 O Relatório da Verificação Documental contendo todos os valores de notas estará disponível no link: https://sindusfarma.org.br/premio-qualidade/inscricoes após a noite de premiação.

7.5 Após a divulgação e premiação dos vencedores, o Sindusfarma colocar-se-á à disposição de quaisquer concorrentes para consulta sobre a pontuação obtida, critérios de avaliação e demais itens componentes da classificação do fornecedor, prestador de serviços ou indústria farmacêutica.

7.5.1 A empresa deve manifestar interesse em até 30 (trinta) dias corridos após envio do relatório por e-mail. Após isso, a Comissão Julgadora desconsiderará qualquer solicitação relacionada ao prêmio.

8. Critérios de desempate

8.1 Havendo empate, será utilizado como critério de desempate os fornecedores ou prestadores de serviço que apresentarem os melhores desempenhos nos seguintes quesitos, na seguinte ordem:

1. Avaliação do processo de Treinamento (Item 3.2) do relatório da verificação documental,
    2. Pontuação obtida através da votação pela internet.

8.2 Com base nos conceitos acima mencionados será eleito o vencedor do Prêmio Sindusfarma de Qualidade para cada categoria, que receberá o Troféu de Vencedor.

8.3 Os outros 2 (dois) fornecedores ou prestadores de serviços receberão o Troféu de 2º e 3º lugar.

9. Exclusão de Participantes

9.1 Serão desclassificadas as empresas participantes que não cumprirem os requisitos estabelecidos nos itens 2, seu subitens e demais previstos neste Regulamento.

9.2 Serão excluídas as empresas que tiverem conduta incompatível aos requisitos da competição saudável, conforme rol de condutas exemplificativas abaixo descritas:

a) Utilizarem métodos e formas ilícitas para computar seus respectivos votos;

b) Criarem, mantiverem ou desenvolverem meios ou ferramentas tecnológicas que busquem, de alguma forma, computar ou gerar votos ilícitos para a empresa;

c) Criarem cadastros falsos para acesso ao sistema de cadastro, ainda que não ocorra votação;

d) Oferecerem prêmios, sorteios ou benefícios de qualquer natureza para os colaboradores votantes na tentativa de receber e/ou aumentar os seus respectivos votos.

e) Qualquer tentativa de indução ao colaborador votante que visem manipular o resultado da premiação;

f) Assediar colaborador votante com o objetivo de realizar cadastro e/ou votação em benefício próprio ou para terceiro;

g) Realizar cadastro ou votação em nome de qualquer indústria farmacêutica, ainda que autorizado ou seja de conhecimento de qualquer colaborador votante.

h) Quaisquer outras condutas que possam prejudicar a lisura, boa-fé e reputação do Prêmio Qualidade Sindusfarma.

9.3 Durante o período de votação, a Comissão Julgadora fará o monitoramento do processo de votação. No caso de ser apurada qualquer atitude suspeita que possa de alguma forma comprometer o resultado do prêmio, serão tomadas as medidas legais cabíveis.

9.4 As empresas participantes que não atenderem à convocação para a Verificação Documental na data programada, sem justificativa prévia ou aquele participante que manifestar desistência, serão considerados excluídos pela Comissão de Julgadora. Nestes casos a Comissão terá a prerrogativa de convocar outro participante(s) colocado(s) na(s) posições imediatamente abaixo daquela posição do(s) participante(s) desistente(s).

9.5 A exclusão ocorrerá nos termos deste Regulamento e a critério exclusivo da Comissão Julgadora, que poderá desclassificar o participante independentemente da fase de seu processo de avaliação. A decisão da Comissão Julgadora será soberana e irrecorrível nesse caso.

10. Canal de Denúncias do Sindusfarma

10.1 Qualquer indústria farmacêutica, fornecedor ou prestador de serviço poderá denunciar condutas que se enquadrem no subitem 9.2 deste Regulamento ou que tenha o mesmo efeito negativo, acompanhada de provas ou indícios consistentes para o e-mail: [email protected], a partir do início da inscrição até 30 dias após a premiação.

10.1.1 Se confirmada a prática de conduta vetada por esse Regulamento por parte de qualquer fornecedor ou prestador de serviço concorrente ou que dela se beneficie, a Comissão Organizadora deverá desclassificá-lo, garantido o contraditório e a ampla defesa, ainda que a decisão não recorrível seja tomada após a data da premiação, situação em que o segundo colocado será declarado vencedor.

11. Entrega do Prêmio

11.1. Os fornecedores e prestadores de serviços finalistas (que forem convocados para a Etapa de Verificação Documental), deverão disponibilizar as seguintes informações durante o período de Avaliação dos fornecedores (Verificação Documental):

a)Logomarca em alta resolução;

b)Nome completo e dados de contato do principal executivo ou Representante da empresa, indicado para receber o troféu na noite de premiação.

11.2 Os vencedores serão anunciados durante a Cerimônia de entrega do Prêmio Sindusfarma de Qualidade.

11.3 A Cerimônia de entrega do Prêmio Sindusfarma de Qualidade de Fornecedores 2024 está prevista para acontecer em junho de 2024, em dia, local, horário e formato a ser definido e informado no site do Sindusfarma, podendo sofrer alterações, a critério do Sindusfarma.

12. Do uso de dados, imagem e voz

12.1 Os representantes dos Fornecedores e Prestadores de Serviços inscritos desde já concordam e autorizam a publicação de toda e qualquer foto com sua imagem que serão divulgadas pelo Sindusfarma durante e após a realização do Prêmio e que com ele relacionado.

12.2 Toda e qualquer foto obtida durante a realização do Prêmio, incluindo, mas não se limitando, às fotos da entrega dos prêmios aos contemplados, poderão ser publicadas no website e outras redes sociais do Sindusfarma, assim como a cobertura completa do evento, com fotos, logomarcas e releases informativos.

12.3 Nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, ao se inscrever e/ou participar do Prêmio, os representantes das empresas participantes aceitam e autorizam (consentimento) o SINDUSFARMA a divulgar e compartilhar as seguintes informações: nome, identidade profissional, fotos e vídeos do evento, menções e notícias sobre trajetória e conquistas profissionais (por exemplo, reconhecimento profissional, palestras em congressos, projetos, etc.), cuja finalidade é a divulgação do evento e sua premiação sem quaisquer fins comerciais.

12.4 Com o único objetivo de divulgar o Prêmio como uma das realizações do SINDUSFARMA, essas informações públicas poderão ser reproduzidas e compartilhadas nos diversos canais de comunicação digitais e impressos da entidade, como Site, Newsletter Eletrônica, Aplicativo, páginas nas mídias sociais Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Vimeo, Relatório Anual de Atividades, Folder Institucional etc.

12.5 Não obstante os subitens acima, outros Usuários e/ou Visitantes dos diversos canais de comunicação digitais e impressos da entidade poderão acessar e compartilhar essas informações públicas, conforme suas opções. No caso de compartilhamento de conteúdo por terceiros, o SINDUSFARMA não tem como impedir nem se responsabilizar por eventuais usos indevidos dessas informações.

13. Imagens e Logos do Prêmio Sindusfarma de Qualidade

13.1 Os fornecedores e empresas prestadoras de serviços participantes e vencedores poderão utilizar as imagens do Prêmio Sindusfarma de Qualidade, com a inscrição no Prêmio. Cada empresa participante ao aceitar o regulamento concorda com a íntegra do Regulamento de Uso de Identidade Visual do Prêmio Sindusfarma de Qualidade e o Manual de Marca Sindusfarma.

Obs.:

(*) Atualização do regulamento realizado 09/02/2024 relacionado ao desmembramento da categoria: 3.Embalagens Secundárias e Terciarias (Cartuchos e Displays e caixas de embarque); em 3. Embalagens Secundárias (Cartuchos e Displays) ; e 4. Embalagens Terciarias (Caixas de embarque, etc). Ajuste realizado com a concordãncia de todas as empresas da categoria no prazo de contestação.